Neuville conquista vitória “in-extremis” na Sardenha
14 Junho 2018 - José Soares da Costa

Num Rali da Sardenha discutido ao segundo entre Thierry Neuville e Sébastien Ogier, foi o piloto belga quem saiu de Itália com motivos para sorrir. Mesmo com a ingrata tarefa de abrir a estrada, atenuada pelas chuvas que afectaram a 1ª etapa, o piloto da Hyundai bateu-se de igual para igual com o actual Campeão do Mundo. A luta pela 1º posição acabaria mesmo por ser decidida na Power Stage por uma curta margem de 0.8 segundos. Esapekka Lappi encerrou o pódio, dando um motivo de alegria às hostes da Toyota.

Os primeiros quilómetros competitivos do Rali da Sardenha ficaram marcadas pelo domínio de Andreas Mikkelsen, ao volante do Hyundai i20 WRC. No entanto, Sébastien Ogier cedo restabeleceu a ordem, suplantando o piloto norueguês durante as classificativas da tarde da 1ª etapa. Um pião, bem como um problema na caixa de velocidades do Hyundai, acabaram por ditar o abandono prematuro de Mikkelsen. No entanto, nem tudo estava perdido no campo da marca sul-coreana: mesmo abrindo a estrada e sofrendo um pião numa das classificativas, Thierry Neuville terminou o dia na 2ª posição, a 18.9 segundos do 1º classificado, Sébastien Ogier. Jari-Matti Latvala encerrava o Top-3, a uns distantes 37.2 segundos, sendo o melhor representante da Toyota após o abandono de Ott Tanak, devido a danos no radiador do Yaris WRC.

Na 2ª etapa assistiu-se a uma entusiasmante luta entre Thierry Neuville e Sébastien Ogier, intensificada pelo tempo perdido pelo Campeão do Mundo durante a última classificativa da manhã. A diferença entre os dois pilotos no final da 2ª etapa quedou-se por uns escassos 3.9 segundos, tendo Neuville protagonizado uma toada digna de registo, batendo-se de igual para igual com Sébastien Ogier. Enquanto isso, Esapekka Lappi ascendeu à 3ª posição na última classificativa do dia, após o abandono de Jari-Matti Latvala devido a problemas no alternador. 54.2 segundos separavam o jovem piloto finlandês de Ogier. O melhor dos Citroen, Mads Ostberg, ocupava a 6ª posição, imediatamente à frente do seu colega de equipa Craig Breen.

Fruto do ataque de Neuville durante a 2ª etapa, a discussão pelo 1º lugar ficou apenas decidida na derradeira etapa do Rali da Sardenha. Se a passagem pelos primeiros 3 troços ditaram uma redução da vantagem de Ogier para 0.8 segundos, seria a Power Stage a decidir o vencedor. Numa bela e sinuosa classificativa, transmitida em directo para todo o Mundo, Thierry Neuville ganhou 1.5 segundos a Sébastien Ogier e conquistou a vitória por uns escassos 0.7 segundos, reforçando a sua liderança no Campeonato do Mundo de Pilotos.  Esapekka Lappi garantiu o 3º lugar para a Toyota, num rali onde a marca nipónica perdeu os seus dois principais pilotos devido a problemas mecânicos. Mads Ostberg foi o melhor entre os Citroen, ao terminar na 5ª posição. Relativamente ao WRC2, Jan Kopecky somou mais um triunfo ao volante do Skoda Fabia R5.