Honda, Hyundai e Lynk&Co repartem triunfos
10 Abril 2019 - José Soares da Costa

Após uma temporada marcada pela competitividade, o WTCR regressou para mais um ano recheado de intensas lutas. Contando com nomes sonantes tais como Yvan Muller, Andy Priaulx, Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini, a edição de 2019 deste campeonato arrancou no fim-de-semana passado nas ruas de Marraquexe. Sendo marcadas pelo equilíbrio competitivo e alguns acidentes aparatosos, as 3 corridas disputadas foram conquistadas por 3 construtores distintos: Honda, Hyundai e Lynk&Co. Tiago Monteiro também esteve em destaque, demonstrando um bom ritmo competitivo ao longo do fim-de-semana.

Partindo da pole position para a 1ª corrida, Esteban Guerrieri não cedeu à pressão de Thed Bjork, ao volante de um dos novíssimos Lynk&Co 03 da Cyan Racing.  Apesar do melhor arranque, o piloto sueco não conseguiu ultrapassar o piloto do Honda Civic Type R, que manteve a liderança do inicio ao fim da prova. Por sua vez, Nestor Girolami, em Honda Civic Type R, completou o pódio da primeira prova disputada em Marraquexe, respondendo aos ataques de Gabriele Tarquini, em Hyundai i30 N. Destaque ainda para Tiago Monteiro, que terminou na 6ª posição, praticamente colado ao Lynk&Co de Andy Priaulx.

Quanto à 2ª corrida do programa, Nicky Catsburg liderou desde os primeiros metros e encaminhava-se a passos largos para o 1º triunfo de 2019. No entanto, uma falha de travões no seu Hyundai i30N à 10ª volta acabaria por ditar o seu abandono prematuro. Gabriele Tarquini assumiu a liderança da prova, após a intervenção do Safety Car, assegurando o triunfo com 3 segundos de vantagem relativamente ao Audi RS3 LMS de Jean-Karl Vernay. Yann Ehrlacher, em Lynk&Co 03, completou o pódio. Já Tiago Monteiro terminou a prova na 8ª posição, mantendo o bom registo demonstrado até então.

A derradeira prova da jornada marroquina do WTCR viu Frédéric Vervisch partir da pole position. No entanto, o piloto belga perdeu diversas posições logo no arranque, entregando a liderança a Yvan Muller. O piloto francês acabaria por sentir alguns problemas no seu Lynk&Co 03 à 14ª volta, entregando o comando da prova ao seu colega de equipa, Thed Bjork. O piloto sueco, apesar de pressionando por Vervisch durante as últimas voltas, garantiu o primeiro triunfo do construtor chinês no WTCR. O “rookie” espanhol Mikel Azcona, em Cupra TCR, completou o pódio. A prova ficou ainda marcada pelo choque entre Yann Ehrlacher e Tiago Monteiro, após uma luta que envolveu também Esteban Guerrieri. O embate entre o piloto português e o jovem da Lynk&Co foi inevitável, ditando os seus abandonos prematuros.