Audi domina 6 Horas de Silverstone
14 Abril 2013 - José Soares da Costa

O Campeonato Mundial de Resistência teve a sua primeira prova em Silverstone, com 6 longas que revelaram um vencedor que à partida não seria esperado: Audi. Com a Toyota a partir da pole position e a apresentar um andamento mais forte em qualificação, foi a Audi quem levou a melhor durante a corrida, dominando a prova a seu belo prazer e fazendo uma dobradinha cuja ordem apenas ficou definida a 4 minutos do final. Pedro Lamy e Rui Águas também estiveram em bom plano, alcançando o pódio entre os GTE.

A Toyota partiu na frente para as 6 Horas de Silverstone e apesar de demonstrarem uma excelente gestão do combustível (conseguindo efectuar mais voltas por cada turno do que os seus rivais alemães), a versão actualizada do TS030 não apresentou o ritmo necessário para acompanhar os novos Audi R18 e-tron quattro, mais competitivos neste arranque da temporada de 2013. Com os dois Sport-Protótipos de Ingolstadt a ocuparem as duas primeiras posições, a luta pela vitória ficou resumida ao orgulho pessoal das triplas envolvidas.

Apesar do Audi R18 nº1 (Tréluyer/Fässler/Lotterer) ter alternado a 1ª posição com o Audi R18 nº2 (McNish/Kristensen/Duval) ao longo da prova, viria a perder a vitória nos últimos minutos da mesma devido a problemas mecânicos que impediam a utilização do sistema híbrido da viatura alemã, tornando-a mais lenta. Alan McNish aproveitou essa situação da melhor forma, impondo um ritmo diabólico que lhe permitiu ultrapassar o colega de equipa, terminando a prova a cerca de 4 segundos deste. O melhor dos Toyota TS030 (Davidson/Buemi/Sarrazin) acabaria na 3ª posição, a cerca de 1 volta dos dois Audi R18.

Entre os LMP2, destaque para a vitória do Oreca-Nissan nº 25 da Delta-ADR (Pizzonia/Graves/Walker), dominando a prova e vendo o Morgan da OAK Racing e o Zytek da Greaves Motorsport a terminarem na 2ª e 3ª posição respectivamente. Entre os GTE-Pro, a Aston Martin Racing conseguiu um triunfo através do seu Vantage nº 97 (Turner/Mücke/Senna), tendo o português Pedro Lamy, bem como Fred Makowiecki e Paul Dalla Lana, levado o 2º Vantage à 3ª posição nesta classe.

Finalmente, entre os GTE-Am, a Aston Martin também conseguiu um triunfo por intermédio de Poulsen/Nygaard/Simonsen, com Rui Águas a perder a 2ª posição devido a um toque e consequente furo a pouco minutos do final da prova, terminando apenas na 3ª posição.