McNish encerra carreira desportiva
17 Dezembro 2013 - José Soares da Costa

O piloto escocês Allan McNish deu por terminada a sua carreira nos desportos motorizados, encerrando uma longa caminhada de sucesso nas provas de Resistência. Um título mundial e 3 vitórias nas 24 Horas de Le Mans são os principais destaques dos 32 anos em que McNish esteve ligado à competição automóvel, demonstrando o seu vasto talento nos mais diversos campeonatos.

O escocês Allan McNish nasceu a 29 de Dezembro de 1969, competindo desde tenra idade no karting e conquistando títulos nas categorias de promoção. Em 1988, McNish ganhou notoriedade após a conquista do título na Formula Vauxhall Lotus. No ano seguinte, foi vice-campeão na F3 britânica, sendo apenas batido por David Brabham.

Com o talento que havia demonstrado em pista, a Mclaren e a Benetton bateram à porta do piloto escocês, convidando-o para piloto de testes dos seus monolugares de F1. No entanto, a carreira de McNish sofreria um forte revés em 1990, ano em que se estreava na F3000. Um grave acidente em Donington Park acabaria por ceifar a vida a um espectador, deixando McNish inconsciente durante 3 dias.

Allan McNish terminaria essa época na 4ª posição, mas apesar dos bons resultados nas temporadas seguintes, a oportunidade de ascender à Fórmula 1 acabaria por nunca se materializar. Após um acordo falhado para competir na Formula Nippon, McNish tomou um novo rumo na sua carreira,  dedicando-se às provas de Resistência a partir de 1996.

Sendo um dos pilotos de fábrica da Porsche, McNish alcançou a sua primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1998, ao volante de um potente 911 GT1. Após a ligação à marca germânica, McNish foi convidado pela Toyota para ocupar uma vaga no programa GT-One em 1999.

Sem que tivesse repetido a vitória em Le Mans, Allan McNish acabaria por cumprir o antigo sonho de competir de na Fórmula 1. Após o final do programa na Resistência, o piloto escocês foi uma das escolhas da Toyota para o seu projecto na Fórmula 1 na temporada de 2002. Sem qualquer ponto conquistado, McNish saiu de cena no final dessa mesma época.

Em 2003, McNish regressou ao papel que já havia efectuado tantas vezes no passado: piloto de testes, desta feita na Renault F1. O ano seguinte daria inicio ao seu periodo de maior sucesso desportivo. Tendo estabelecido uma ligação à equipa oficial da Audi em 2000, o piloto escocês regressou às provas de Resistência em 2004.

McNish logrou repetir a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 2008 (R10 TDI) e 2013 (R18 e-tron quattro). Em 2004, 2006, 2009 e 2012 o escocês conquistou a vitória nas 12 Horas de Sebring, ao volante do Audi R8 e R10 TDI. Em 2000, 2006 e 2007, McNish conquistou o título na American Le Mans Series. Em 2013, o piloto escocês alcançou também o título no Campeonato do Mundo de Resistência, o único feito que ainda lhe escapava.

A poucos dias de completar 44 anos de vida, Allan McNish sai dos desportos motorizados pela “porta grande”, sendo apontado por muitos como um futuro comentador de sucesso, fruto da sua espontaneidade e capacidade de comunicação aos microfones das principais cadeias de televisão internacionais.