A tecnologia do Porsche 919 Hybrid
17 Agosto 2015 - José Soares da Costa

Após 17 anos sem vitórias à geral nas 24 Horas de Le Mans, a Porsche conquistou o seu 19ª triunfo em 2015. Para esse feito histórico, a marca germânica contou com todo o potencial do Porsche 919 Hybrid, a sua nova coqueluche. Mas o que fará este Sport Protótipo tão único, perante adversários do calibre da alemã Audi e da nipónica Toyota?

No coração do Porsche 919 Hybrid encontra-se um pequeno motor de 2 litros, com 4 cilindros em V, movido a gasolina. Para compensar a reduzida dimensão deste motor, a Porsche acoplou um turbo compressor que permite alcançar mais de 500 cv de potência. A resposta do motor e a utilização do turbo foram optimizadas pelos técnicos da marca germânica, evitando desta forma o tão temido “lag” do turbo compressor.

O Porsche 919 Hybrid conta também com um sistema de recuperação de energia a partir dos gases de escape do motor. Por sua vez, esta energia acumulada é armazenada numa bateria central de iões lítio. No eixo dianteiro encontra-se instalado um motor eléctrico capaz de acumular a energia cinética obtida durante as travagens.

Com os dois sistemas em funcionamento, o Porsche 919 Hybrid conta com mais 400 cv de potência, elevando a potência total alcançada pelo Sport Protótipo alemão para 900 cv. Este pacote tecnológico, em conjunto com a aerodinâmica optimizada e chassis revisto desta especificação 2015 tornou o Porsche 919 Hybrid numa máquina imbatível na última edição das 24 Horas de Le Mans.

Qual será o próximo passo dos engenheiros da marca de Estugarda?