Acidente vitima 6 pessoas no Rali A Corunha
http://www.youtube.com/watch?v=TMysBJTru3U
A edição de 2016 do Rali A Corunha ficou tragicamente marcada por um acidente que vitimou 6 pessoas e deixou cerca de 16 pessoas feridas. A enorme afluência do público (uma constante nos ralis galegos) e falta de respeito pelas mais elementares regras de segurança eram factores que encontravam-se no topo das preocupações das organizações espanholas. Infelizmente, confirmou-se o desfecho há muito tempo esperado…
O Rali A Corunha, disputado em pisos de terra, encontrava-se na sua fase inicial. Por volta das 20 horas, na 3ª classificativa que se disputava na zona de Carral, o Peugeot 206 XS, pilotado por Sergio Tabeayo Sande, saiu de estrada e precipitou-se para a berma, onde dezenas de espectadores estavam a acompanhar o rali. O pequeno Peugeot embateu lateralmente e acabou por capotar, colhendo desta forma diversos espectadores.
O cenário que se viveu a seguir ao acidente foi de completo caos, com diversos familiares a dirigirem-se para o local do acidente. A prova, que contava com 130 viaturas inscritas, foi imediatamente suspensa. 6 pessoas faleceram, entre elas 4 mulheres. Duas delas encontravam-se grávidas. A Guardia Civil confirmou também a existência de 16 feridos, estando 6 deles em estado grave. O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, expressou as suas condolências às famílias enlutadas.
O Rali de A Corunha contava para o Campeonato Galego de Ralis e contava com centenas de espectadores ao longo das bermas. Os troços apertados que caracterizam as provas disputadas no pais vizinho, em conjunto com a enorme afluência de espectadores, por vezes presentes em locais pouco seguros, eram motivos de preocupação para todos os que acompanhavam a modalidade, dentro e fora de Espanha. Com este trágico acidente, a segurança nos ralis é novamente questionada pelos piores motivos.