“Ferro e fogo” na Rampa de Cerveira
4 Setembro 2015 - José Soares da Costa

Teve lugar no passado sábado a Rampa de Cerveira, 6ª prova do Campeonato de Montanha, marcando o regresso do Campeonato de Montanha após um curto período de férias. Depois de algumas previsões de condições meteorológicas instáveis para a data, felizmente as condições alteraram-se para melhor e o sol marcou presença, trazendo consigo calor e bastante público, sendo alguns deles provenientes da Galiza, os quais têm uma enorme paixão pelo desporto automóvel e que não perdem uma oportunidade para atravessar a fronteira sempre que alguma prova de automobilismo acontece mesmo do outro lado do Rio Minho.

Será ainda de enaltecer o esforço do Clube Aventura do Minho – CAMI – que pretendeu num só fim-de-semana realizar um evento pluridisciplinar ao realizar para além da Rampa pontuável para o Campeonato da especialidade, também um rali do Campeonato Nacional do Norte, uma prova de Regularidade e ainda uma festa nocturna numa quinta de referência nos arredores de Cerveira,  em parceria com a reconhecida Revista Caras, dando assim um colorido diferente e de bastante animação neste derradeiro fim-de-semana de Agosto.

Paulo Ramalho e a sua equipa realizaram uma profunda revisão aos Junos durante este período de férias, tendo no caso concreto do Juno CN09 sido efectuadas algumas alterações mecânicas para ir ao encontro das indicações prestadas pelo piloto do Porto em provas anteriores. Como tal, foi com alguma ansiedade que Paulo realizou a 1º subida de treinos, pois pretendia confirmar se os trabalhos realizados haviam surtido efeito. Após esta primeira subida, o piloto manifestou à sua equipa com bastante entusiasmo e satisfação as melhorias sentidas ao volante do seu carro, as quais melhoraram significativamente a facilidade e a forma de extrair o potencial do chassis e do motor do seu protótipo.

Com isso, foi possível a Paulo bater com facilidade os seus registos pessoais de 2012 e 2013 neste traçado e igualar o seu melhor registo de sempre, alcançado em 2011, quando obteve um dos seus títulos de Campeão e quando na altura estava no seu pleno de competitividade. Esta subida de performance demonstrou efectivamente que Paulo está a recuperar paulatinamente o seu ritmo competitivo, se bem que ainda não teve andamento para discutir a vitória, que actualmente está a ser discutida de forma frenética, tendo um dos principais “players” o seu próprio irmão Rui. Paulo concluiu assim esta Rampa no 3º lugar, mas mais importante do que o resultado que lhe permitiu amealhar pontos importantes para a classificação do Campeonato e ascender ao 3º lugar, foi a satisfação que manifestou no final da prova pela melhoria do seu desempenho.

Rui Ramalho aguardava uma vez mais uma prova deveras complicada, com a discussão pela vitória a ser discutida a “ferro e fogo” e até ao último metro. Rui e a sua equipa sabiam à partida que neste traçado, nomeadamente nas zonas rápidas, não iriam ter argumentos técnicos para discutir, em circunstâncias idênticas, a vitória. Assim sendo, não restou alternativa a Rui, que desconhecia o traçado, senão realizar trabalhos prévios de reconhecimentos, com o objectivo de minimizar as dificuldades que adivinhava. Mais uma vez, o piloto mais jovem da PRMiniracing realizou uma 1ª subida de treinos fantástica, a um ritmo alucinante, demonstrando efectivamente que não iria baixar braços e entregar a discussão da vitória até ao derradeiro metro.

Na segunda subida de treinos, voltou a ser o piloto mais rápido e com isso a amealhar mais um ponto extra para o Campeonato, se bem que com a concorrência aproximar-se perigosamente. Na 1ª subida de prova passou para o 2º lugar a escassas 3 décimas de segundo do novo líder, para na 2º subida de prova cometer alguns excessos e com isso a piorar o tempo, obrigando-o a excluir esta subida para o somatório das duas melhores, fazendo com que a discussão da vitória ficasse adiada para a última tentativa. Na derradeira subida de prova, Rui deu tudo o que tinha, arriscando para lá do desejável com o intuito de vencer. Infelizmente, tal não foi suficiente e o 2º lugar foi o melhor que conseguiu.

Embora o resultado não tenha sido o desejado e com isso tenha colocado em sérios riscos a sua liderança do Campeonato, que por enquanto ainda a mantém por uma vantagem magra de 11 pontos, Rui e a sua equipa têm a consciência completamente tranquila de que tudo fizeram para alcançar a vitória com o equipamento de que dispõem actualmente. O andamento evidenciado pelo piloto mais jovem da PRMiniracing foi uma vez mais enaltecido por toda a equipa e apoiantes no final da prova, o que certamente lhe dará incentivo para encarar as duas últimas provas que faltam disputar com motivação extra. “Go Rui !!!”