Juan Pablo Montoya vence Indy 500!
http://www.youtube.com/watch?v=qinCHxw2y0I
O colombiano Juan Pablo Montoya foi o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis,a prova rainha da Indycar Series. Apesar de ter sido tocado durante a fase inicial da prova e ter chegado a rodar na 30ª posição, o ex-piloto de Fórmula 1 surpreendeu o seu colega de equipa Will Power nas derradeiras voltas da prova e conquistou o seu segundo triunfo no mítico traçado de Indiana.
A prova norte-americana iniciou-se com um toque entre o japonês Takuma Sato e Sage Karam, que obrigou à entrada do Pace Car em pista. Durante este periodo, Simona De Silvestro deu um toque no Chevrolet de Juan Pablo Montoya, causando alguns danos na asa traseira do monolugar do colombiano. Este acabaria por ser obrigado a efectuar uma paragem não programada, descendo até à 30ª posição.
No recomeço da prova, Scott Dixon liderava mas Simon Pagenaud estava por perto e ameaçava a 1ª posição. Bryan Clauson motivou o segundo periodo de bandeiras amarelas da tarde, após um violento embate nas barreiras da Curva 4. Com novas paragens nas boxes, Simon Pagenaud assumiu a liderança após o recomeço da prova. Mas seria o brasileiro Tony Kanaan a surpreender tudo e todos, ultrapassando Dixon e Pagenaud rumo à 1ª posição.
O terceiro periodo de bandeiras amarelas da Indy 500 surgiu após um toque entre Ed Carpenter e Oriol Servia, na entrada para a Curva 1. Durante as paragens nas boxes viveu-se o momento dramático da tarde: dois mecânicos foram tocados pelo monolugar de James Davison. Os dois elementos da equipa Dale Coyne Racing foram imediatamente transportados para os serviços médicos para avaliação e tratamento.
A partir da volta 123, Will Power, Simon Pagenaud e Scott Dixon protagonizaram uma animada luta pela 1ª posição, trocando de posições ao longo de diversas voltas. Tony Kanann seria novamente um dos protagonistas da tarde, ao abandonar devido a um acidente e obrigar a um novo periodo de bandeiras amarelas.
No recomeço, Juan Pablo Montoya aproveitou a ocasião para ultrapassar Scott Dixon e ascender à liderança da prova. Pouco tempo depois deu-se a última entrada do Pace Car, após um acidente envolvendo Sebastian Saavedra, Jack Hawksworth e Stefano Coletti, a cerca de 24 voltas do final da prova.
O último recomeço da prova deu-se a 16 voltas do final da prova e Will Power era o líder das 500 Milhas de Indianápolis. Scott Dixon e Juan Pablo Montoya juntavam-se à “festa”, trocando de posições com o piloto australiano ao longo de diversas voltas. Mas a 3 voltas do final, Montoya ultrapassou Power e ascendeu à 1ª posição, que não mais largaria até ao final da prova norte-americana.
15 anos após a sua 1ª passagem pelo Victory Lane, o colombiano Juan Pablo Montoya voltou a inscrever o seu nome no troféu Borg-Warner, saboreando o leite reservado aos vencedores das míticas 500 Milhas de Indianápolis.