Latvala bate Ogier no “Rali dos Mil Saltos”!
O finlandês Jari-Matti Latvala venceu o Rali da Finlândia após um interessante duelo com o seu companheiro de equipa, Sébastien Ogier. Apesar de ter sido batido na super especial, Latvala teve um desempenho notável ao longo das restantes classificativas, superando Ogier em luta directa nos rápidos troços finlandeses. Mads Ostberg encerrou o pódio numa prova onde as rivais da Volkswagen sofreram diversos problemas e cometaram vários erros.
O Rali da Finlândia arrancou com uma super especial que foi ganha por Sébastien Ogier e onde Jari-Matti Latvala foi apenas o 5º classificado. No entanto, logo na 2ª classificativa o piloto finlandês foi o piloto mais rápido, enquanto Ogier descia para a 3ª posição, batido por Kris Meeke e Latvala. No 3º troço, Sébastien Ogier contra-atacou e regressou à liderança, tendo Latvala registado apenas o 3º melhor tempo.
A 2ª passagem por Ouninpohja seria então decisiva na luta pela vitória desta prova: batendo Ogier por cerca de 6 segundos, Latvala assumia então a liderança. Com um ritmo constante a partir desse momento, Latvala terminou a 1ª etapa com 2.6 segundos de vantagem sobre Ogier e 23.1 segundos relativamente ao melhor não-Volkswagen, o Citroen DS3 WRC de Kris Meeke.
Na 2ª etapa, Jari-Matti Latvala permaneceu na liderança e dilatou a vantagem sobre os seus adversários directos. Muito embora Sébastien Ogier tivesse esboçado um ataque a Latvala durante as classificativas da manhã, o tempo perdido nos troços da tarde fizeram-no terminar o dia com 13.2 segundos de desvantagem relativamente a Latvala. Já Kris Meeke, com um ritmo cauteloso ao longo desta etapa, acabaria por sofrer uma saida de estrada. Desta forma, Mads Ostberg ascendeu ao pódio, a 1m28s da liderança da prova.
Com apenas duas classificativas para terminar o rali, incluindo o Power Stage, Sébastien Ogier parecia destinado a terminar na segunda posição. Pensando nas contas do campeonato, o piloto francês entregou a vitória na 1ª classificativa a Latvala e deu tudo por tudo no Power Stage, vencendo por uns escassos 0.4 segundos.
Mads Ostberg manteve a posição alcançada no dia anterior, terminando a prova finlandesa no último degrau do pódio. Thierry Neuville, 4º classificado, foi o melhor piloto da Hyundai na Finlândia num fim de semana no qual todos os i20 WRC tiveram problemas. Já Ott Tanak, num Ford Fiesta RS WRC da M-Sport, terminou na 5ª posição.