Ogier bate Mikkelsen no Rali da Polónia
O Rali da Polónia foi palco de uma animada luta pela vitória entre Sebastien Ogier e Andreas Mikkelsen, mas o piloto francês acabou por rubricar mais uma vitória no WRC. Ott Tanak, em Ford Fiesta RS WRC, foi o “melhor dos restantes”, terminando a prova polaca na 3ª posição e dando motivos de alegria à equipa do britânico Malcolm Wilson.
No arranque do primeiro dia de prova, Ott Tanak foi o líder surpresa ao beneficiar da posição de partida de Sebastien Ogier. No entanto, o actual campeão do mundo acabaria mesmo por alcançar a liderança da prova ainda durante a 1ª etapa. Tanak sentiu problemas de travões no seu Ford Fiesta RS WRC ao longo do dia e com isso acabou por descer até à 4ª posição.
Com as segundas passagens durante a tarde e os troços limpos, Ogier foi capaz de suplantar os seus adversários e colocar-se na 1ª posição. No 2º lugar encontrava-se Andreas Mikkelsen, a 2.1 segundos de distância. Jari-Matti Latvala encerrava um pódio completamente dominado pelas cores da Volkswagen Motorsport, a 10.8 segundos do 1º classificado.
Na 2ª etapa, Sebastien Ogier entrou ao ataque e logrou manter a vantagem que tinha relativamente ao seu companheiro de equipa, Andreas Mikkelsen. Mesmo perante a rapidez do piloto norueguês, Ogier conseguiu dilatar a vantagem para uns “confortáveis” 5.6 segundos.
Atrás de Mikkelsen, Ott Tanak discutiu com Jari-Matti Latvala a 3ª posição, batendo o piloto finlandês no final desta etapa por 2.4 segundos. Quanto a Hayden Paddon, uma exibição algo apagada atirou-o para a 5ª posição, sendo no entanto o melhor representante da Hyundai.
Na derradeira etapa do Rali da Polónia assistiu-se a mais um recital de Sebastien Ogier, vencedor do Power Stage pela diferença mínima de 0.1 segundos. Desta forma, Ogier terminou a prova polaca com 11.9 segundos de vantagem relativamente a Andreas Mikkelsen e deixou Ott Tanak, o “melhor dos outros”, na 3ª posição a 23 segundos de distância.
O Power Stage foi palco de um momento “caricato”, quando Jari-Matti Latvala teve uma saida de estrada e embateu numa árvore. Apesar dos evidentes estragos no Volkswagem Polo R WRC, o piloto finlandês conseguiu terminar a prova na 5ª posição, imediatamente atrás de Hayden Paddon, o melhor entre os Hyundai i20 WRC. Quanto à Citroen, Kris Meeke foi o piloto mais rápido e terminou a prova na 7ª posição.
Relativamente ao WRC2, Esapekka Lappi foi o vencedor do rali e a Skoda saiu da Polónia com uma dobradinha, provando desta forma a competitividade dos seus novos Fabia R5.