Renault anuncia regresso à Fórmula 1
4 Dezembro 2015 - José Soares da Costa

Através de um comunicado do CEO Carlos Ghosn, a Renault anunciou o seu regresso à Fórmula 1 como construtor em 2016. Após longos meses de negociações com a Lotus e Bernie Ecclestone e sinais que indicavam esta opção por parte da marca francesa, o anúncio divulgado por Ghosn vem colocar um ponto final a todas as especulações existentes no paddock.

Segundo Carlos Ghosn, a marca francesa tinha duas opções para o seu futuro imediato: o regresso a 100% à Fórmula 1 ou o abandono da categoria máxima do desporto automóvel. Após análise detalhada das informações enviadas pelos accionistas, o CEO da Renault deu luz verde para o regresso a tempo inteiro da marca francesa como constructor à Fórmula 1.Para tal, a equipa francesa irá adquirir a Lotus F1 e toda a sua estrutura e equipa técnica.

De recordar que a Renault ingressou na Fórmula 1 pela primeira vez em 1977 e conquistou o Título Mundial de Construtores em 12 ocasiões. Em 2010, a equipa baseada em Enstone foi vendida à Genii Capital de Gérard Lopez, deixando a Renault com o fornecimento de motores às equipas. O último periodo de sucesso da marca francesa como construtor deu-se entre 2005 e 2006, periodo no qual Fernando Alonso e a Renault sagraram-se Campeões do Mundo de Fórmula 1.