Toyota anuncia regresso ao WRC
A Toyota vai regressar ao Campeonato do Mundo de Ralis em 2017, após quase duas décadas de ausência. Para este programa, a marca nipónica irá utilizar o Yaris WRC, modelo que tem sido alvo de testes ao longo dos últimos meses. A responsabilidade deste projecto está a cargo da TMG (ex-Toyota Team Europe), que irá regressar a um palco que tão bem conhece, após a sua saída de cena no final de 1999.
O tão esperado anúncio do regresso da Toyota ao Campeonato do Mundo de Ralis foi feito em Tokyo por Akio Toyoda, principal mentor deste projecto. Além da apresentação do Toyota Yaris WRC, também foi revelada a decoração que será utilizado por este modelo, destacando-se a presença do branco, preto e vermelho da TMG.
O Toyota Yaris WRC já efectuou um conjunto de testes preliminares na Europa, em terra e asfalto, estabelecendo desta forma a base para o trabalho que será realizado ao longo de 2015 e 2016. O Yaris WRC conta com um motor 1.6 turbo com injecção directa, produzindo cerca de 300 cv de potência. A carroçaria deste modelo foi moldada no túnel de vento, apresentando um desenho bastante apurado, de acordo com as últimas tendências no WRC.
Relativamente aos recursos humanos deste programa oficial, o jovem Eric Camilli foi escolhido como o 1º piloto Júnior da equipa. A Toyota pretende elaborar um programa de desenvolvimento de jovens pilotos, para que possa integrá-los a curto/médio prazo na sua equipa principal. Além de Camilli, também Stéphane Sarrazin e Sebastian Lindholm serão responsáveis pelo desenvolvimento do Yaris WRC, num renovado programa de testes que irá incluir diversas provas do WRC, à semelhança do que se sucedeu com a Volkswagen.