Audi anuncia abandono do FIA WEC
Após 18 temporadas nos Sport Protótipos, a Audi anunciou o seu abandono da modalidade no final da presente temporada do Campeonato do Mundo de Endurance. A marca de Ingolstadt irá apostar na Formula E, contando para isso com um programa de fábrica. O recente “Dieselgate” terá sido decisivo para esta repentina mudança de estratégia por parte da Audi, que ao longo dos anos apostou nos motores Diesel para os seus diversos Sport Protótipos. O realinhamento do Grupo Volkswagen para a produção de viaturas eléctricas explica também a aposta na Formula E.
A aventura da Audi nos Sport Protótipos iniciou-se no ano de 1999, com os modelos R8C e R8R. Com o vitorioso R8, estreado em 2000, a Audi iniciou um percurso vitorioso nas 24 Horas de Le Mans. Com o modelo R10, conseguiu um feito inédito: vencer a clássica prova francesa pela primeira vez à geral com um motor Diesel. A tecnologia híbrida, estreada no Audi R18 e-tron quattro de 2012, voltou a colocar a Audi na rota dos recordes e do sucesso em Le Mans.
Após vários rumores, Rupert Stadler anunciou ontem a nova estratégia da Audi para os próximos anos. Focando-se na competitividade da marca para os anos vindouros, o Conselho de Administração decidiu encerrar o programa desportivo dedicado aos Sport Protótipos no final desta temporada. Dada a crescente aposta da Audi nas viaturas eléctricas, a marca pretende reforçar a sua imagem junto do público através da participação na Formula E. A recente parceria com a equipa ABT Schaeffler Audi Sport para a temporada 2016/2017 realça esta linha de pensamento e permite adquirir o know-how necessário para as próximas temporadas.
O programa desportivo relativo ao DTM irá manter-se inalterado. Quanto à aposta no Campeonato do Mundo de Rallycross, cujo título foi ganho recentemente por Mattias Ekstrom ao volante de um Audi S1 EKS RX, a marca germânica não tomou uma decisão final. Tratando-se de uma equipa e programa privados, o apoio dado pela marca é limitado.