Dakar 2016: 12ª Etapa
http://www.youtube.com/watch?v=LwaAN486ejU
Na penúltima etapa do Dakar, Mikko Hirvonen conquistou a primeira vitória numa etapa na sua estreia nesta prova. O piloto finlandês bateu as Toyota Hilux oficiais e viu Stéphane Peterhansel conservar a sua liderança na classificação geral dos automóveis. Nas motos, Hélder Rodrigues conquistou a sua primeira vitória em 2016, batendo a KTM do favorito Toby Price. O piloto australiano mantém-se no entanto na liderança entre as duas rodas.
Numa das etapas mais longas do Dakar, com cerca de 481 Km, as Toyota Hilux sobressaíram na luta pela vitória da 12ª etapa. Leroy Poulter e Giniel de Villiers lideraram grande parte da etapa, mas os MINI All4Racing reagiram ao seu andamento durante a fase final do dia. Mikko Hirvonen bateu Nasser Al-Attiyah por apenas 9 segundos, enquanto Poulter terminou o dia na 3ª posição, perdendo 45 segundos para o registo mais rápido.
Na classificação geral, Stéphane Peterhansel (8º classificado na 12ª etapa) mantém-se na liderança com 40m59s de vantagem sobre Nasser Al-Attiyah. Giniel de Villiers é o 3º classificado, a 1h7m de distância.
Nas motos, Hélder Rodrigues deu a 1ª vitória à Yamaha em 2016, mesmo com os 3 minutos de penalização que lhe foram aplicados após o final da etapa. Toby Price terminou a etapa na 2ª posição, a 4m32s do piloto português. Kevin Benavides encerrou o Top-3 das duas rodas, perdendo 4m55s para Hélder Rodrigues. Na classificação geral, Toby Price mantém-se na liderança com 37m39s de vantagem sobre Stefan Svitko. Pablo Quintanilla é o 3º classificado, a 53m10s.
Nos camiões, Pieter Versluis regressou aos triunfos em etapas, batendo Federico Villagra e Hans Stacey por 3m14s e 3m18s respectivamente. Na classificação geral, Gerard de Rooy mantém-se na liderança com 1h13m de vantagem sobre Airat Mardeev. Federico Villagra ocupa a 3ª posição, a 1h43m.
Por fim, nos quads, Marcos Patronelli voltou a vencer mais uma etapa, reforçando a sua liderança na classificação geral. O piloto argentino bateu Walter Nosiglia e Sergei Karyakin por 9 segundos e 49 segundos respectivamente. Na classificação geral, Marcos Patronelli tem o seu irmão Alejandro a 4m23s de distância. O 3º classificado, Sergei Karyakin, encontra-se a 1h52m de distância.