Dakar 2016: 13ª Etapa
17 Janeiro 2016 - José Soares da Costa

http://www.youtube.com/watch?v=64oC5xPf2Dk

A última etapa consagrou o veterano Stéphane Peterhansel como vencedor do Dakar pela 12ª vez. O piloto francês controlou o andamento dos seus adversários directos e viu Sébastien Loeb triunfar pela última vez numa etapa. Nas motos, Pablo Quintanilla bateu toda a concorrência e conquistou a vitória numa etapa. No entanto, o australiano Toby Price saiu da Argentina como o vencedor entre as duas rodas.

A derradeira etapa do Dakar 2016 confirmou o esperado triunfo de Stéphane Peterhansel entre os automóveis. O piloto francês deu a 1º vitória à Peugeot desde 1990, confirmando a supremacia dos 2008 DKR nesta edição do Dakar. O seu colega de equipa, Sébastien Loeb, foi o vencedor da etapa, batendo os MINI All4Racing de Mikko Hirvonen e Nasser Al-Attiyah por 1m13s e 1m36s respectivamente. Na classificação geral, Al-Attiyah terminou a prova na 2ª posição a 34m58s de Peterhansel e Giniel de Villiers, em Toyota Hilux, fechou o pódio a 1h2m do vencedor da prova.

Nas motos, Pablo Quintanilla foi o mais rápido no últim9 dia e conquistou a sua 1ª vitória numa etapa desta edição do Dakar. Com este resultado, o piloto argentino confirmou a 3ª posição na classificação geral das duas rodas. Stefan Stivko, 5º classificado nesta etapa, terminou a prova na 2ª posição, enquanto Toby Price sagrou-se vencedor numa edição onde tardou em afirmar-se. O piloto australiano terminou a prova com 39m41s de vantagem para Stefan Svitko e 48m48s de distância relativamente a Pablo Quintanilla.

http://www.youtube.com/watch?v=AqsOcruRXV0

Entre os camiões, Gerard de Rooy confirmou o triunfo da IVECO nesta edição do Dakar, batendo os poderosos Kamaz. Hans Stacey foi o vencedor da etapa, batendo Pieter Versluis e Eduard Nikolaev por 1m45s e 2m8s respectivamente. Na classificação geral, de Rooy terminou a prova com 1h10m de vantagem relativamente a Airat Mardeev. Federico Villagra encerrou o Top-3, a 1h40m do vencedor da categoria.

Quanto aos quads, a disputa pela vitória foi um assunto reservado aos irmãos Patronelli. Na última etapa, Brian Baragwanath deu um ar da sua graça ao ser o piloto mais rápido do dia. No entanto, as classificações não seriam alteradas com este resultado do piloto sul africano. Marcos Patronelli venceu a prova e bateu o seu irmão Alejandro por 5m23s. Já Brian Baragwanath foi o 3º classificado, a 1h41m de distância.