Mark Webber abandona no final da temporada
O piloto australiano Mark Webber anunciou o abandono da competição automóvel no final da presente temporada. Actualmente com 40 anos de idade, Webber ocupará as funções de “representante especial” da Porsche após o término das 6 Horas do Bahrain, que se irão disputar no próximo dia 19 de Novembro. Um título mundial na Endurance e um vice-campeonato na Fórmula 1 são os principais destaques da recheada carreira de Mark Webber.
Fiel à marca de Estugarda após 3 temporadas de competição no Campeonato do Mundo de Endurance, Webber sente-se em casa com a Porsche. Não é por isso de estranhar que permaneça na estrutura da marca alemã após o final da sua carreira desportiva, sendo um representante de luxo à semelhança de Tom Kristensen na Audi. Entre os principais pontos sobre os quais irá ter maiores saudades, o piloto australiano destaca a sensação pura de velocidade, a competição e a carga aerodinâmica alcançada pelos LMP1. Após 3 temporadas completas na Campeonato do Mundo de Resistência, Webber alcançou um título mundial em 2015 e conquistou a 2ª posição na edição desse mesmo ano das 24 Horas de Le Mans.
A Fórmula 1 foi o palco onde Mark Webber revelou o seu talento ao mundo, ao longo de 12 temporadas de competição intensa. Iniciando a sua carreira no Grande Circo em 2002 com a Minardi e tendo passado pela Jaguar em 2003, Williams em 2005 e Red Bull a partir de 2007, o seu ponto mais alto na categoria rainha do automobilismo mundial foi o vice-campeonato alcançado em 2010, onde perdeu o título de Pilotos no confronto directo com o seu companheiro de equipa Sebastian Vettel. Ao todo, Mark Webber conquistou 9 vitórias em Grandes Prémios.
Mark Webber iniciou a sua carreira no automobilismo nos karts e Formula Ford, ainda na Austrália. Na edição de 1996 do Formula Ford Festival, Webber sagrou-se vencedor. Na temporada seguinte alcançou o 4º lugar na F3 britânica, tendo integrado a equipa júnior da Mercedes em 1998 e 1999. Nas 24 Horas de Le Mans de 1999, Webber saltou para as capas de todos os jornais: a bordo do Mercedes CLR-GT1, protagonizou dois mortais nas 24 Horas de Le Mans que se tornaram mundialmente célebres. Em 2000 e 2001 optou pela Formula 3000, seguindo-se o seu caminho rumo à Fórmula 1. Flavio Briatore contratou-o como piloto de testes oficial da Renault e colocou-o na Minardi na temporada seguinte. O resto é história…