Nico Rosberg amplia vantagem em Suzuka
Com mais uma vitória, desta feita no Grande Prémio do Japão, Nico Rosberg dilatou a vantagem pontual no Campeonato de Pilotos relativamente ao britânico Lewis Hamilton. Efectuando uma partida sem erros, Rosberg aproveitou o arranque falhado de Lewis Hamilton para construir uma vantagem confortável que geriu até ao final do Grande Prémio. Max Verstappen negou uma dobradinha da Mercedes, defendendo a 2ª posição na penúltima volta numa manobra nos limites da legalidade.
Partindo da pole position conquistada na sessão de qualificação, Nico Rosberg era o natural favorito à conquista da vitória no Grande Prémio do Japão. Um arranque perfeito do piloto alemão e uma partida falhada de Lewis Hamilton, que o atirou para a 8ª posição, acabaria por deixar a tarefa de Rosberg bastante facilitada. Sem que tivesse qualquer oposição ao longo de toda a prova, o piloto da Mercedes acabaria por gerir a vantagem e conquistar a sua 9ª vitória nesta temporada.
Atrás de si, Max Verstappen ascendeu à 2ª posição e apenas sofreu oposição de Lewis Hamilton nas derradeiras voltas da prova japonesa. O piloto britânico tentou suplantar o jovem holandês na penúltima volta, na entrada para a chicane Casio, mas uma mudança de direcção de Verstappen durante a travagem obrigaria Hamilton a seguir em frente pela escapatória. As posições não se alterariam até ao final da prova, tendo a Red Bull conquistado mais um pódio em 2016. No Campeonato de Pilotos, Lewis Hamilton encontra-se agora a 33 pontos de Nico Rosberg, não dependendo de si para conquistar o título.
Atrás de Lewis Hamilton terminou Sebastian Vettel, cuja estratégia acabaria por ser o seu calcanhar de Aquiles. Num momento em que discutia a 3ª posição com Lewis Hamilton, Vettel viu-se suplantado pelo piloto britânico após a 2ª paragem nas boxes. Sem ritmo para acompanhar o Mercedes, Vettel acabaria por quedar-se pela 4ª posição. O seu companheiro de equipa, Kimi Raikkonen, foi o 5º classificado após ter partido da 8ª posição devido a uma penalização por troca da caixa de velocidades do seu Ferrari.
Após a vitória conquistada na Malásia, Daniel Ricciardo não foi além da 6ª posição numa prova onde não teve o ritmo necessário para discutir as posições cimeiras. A Force India voltou a estar em destaque, graças a uma exibição consistente de Sérgio Pérez e Nico Hulkenberg, 7º e 8º classificados respectivamente. Os pilotos da formação de Vijay Mallya bateram os Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas, enquanto Romain Grosjean, em Haas, fechou o Top-10 em Suzuka.