Nico Rosberg bate oposição no GP da China
Nico Rosberg soma e segue na temporada de 2016 da Fórmula 1. O piloto alemão aproveitou os erros alheios e conquistou mais uma vitória, desta feita no Grande Prémio da China. Sem oposição para o incomodar ao longo da prova, Rosberg viu ainda Lewis Hamilton perder terreno na luta directa pelo título de Pilotos. Sebastian Vettel e Daniil Kvyat encerraram o pódio em Xangai.
No arranque do Grande Prémio da China, tanto Nico Rosberg como Daniel Ricciardo efectuaram uma partida sem percalços, discutindo a 1ª posição na entrada para a 1ª curva do traçado chinês. O piloto australiano chegaria mesmo ao comando da prova, mas todos os olhares estavam centrados na luta que decorrida alguns metros atrás.
Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen partiram bem das suas posições na grelha, mas viram-se surpreendidos por um rapidíssimo Daniil Kvyat, que os ultrapassou pelo interior da primeira curva. Encurralado entre Raikkonen e Kvyat, Vettel viu-se sem alternativa senão tocar no seu companheiro de equipa. Raikkonen viu-se obrigado a rumar às boxes e Vettel permaneceu em pista com uma asa dianteira danificada.
Lá na frente, Rosberg pressionava Ricciardo mas à terceira volta, tudo iria mudar: um furo no pneu traseiro esquerdo do Red Bull do piloto australiano obrigou-o a rumar às boxes. Desta forma, Rosberg passava para a liderança do Grande Prémio. Com inúmeros detritos na pista, o Safety Car foi chamado a intervir. Vettel aproveitou a ocasião para efectuar uma paragem nas boxes e trocar a asa dianteira do seu Ferrari. Assim que o Safety Car saiu de pista, Vettel iniciou uma recuperação que o levaria até à segunda posição no final do Grande Prémio.
No degrau mais baixo do pódio ficou o jovem russo Kvyat, que mesmo perante o percalço vivido durante o arranque da prova, efectuou uma corrida sem problemas e deu um merecido resultado à Red Bull. A 4ª posição de Daniel Ricciardo confirmou o bom momento da Red Bull, que é actualmente a terceira melhor equipa da grelha da Fórmula 1 ao bater uma Williams que se apresenta uns furos abaixo dos bons resultados das temporadas passadas.
Kimi Raikkonen foi o 5º classificado, apesar do toque no arranque do Grande Prémio, chegando mesmo a ultrapassar Felipe Massa e Lewis Hamilton, 6º e 7º classificados respectivamente. Partindo de último, o tricampeão do mundo viu-se envolvido na confusão entre os Ferrari na partida e ficou com a asa dianteira do seu Mercedes danificada. Perante as adversidades, o 6º lugar foi o resultado possível para Hamilton. Max Verstappen, Carlos Sainz e Valtteri Bottas encerram os lugares pontuáveis no Grande Prémio da China.