O fim da carreira do madeirense Bernardo Sousa
15 Agosto 2016 - José Soares da Costa

O espectacular piloto madeirense Bernardo Sousa anunciou o final da sua carreira competitiva, marcada por diversos pontos altos, mas também alguns momentos menos bons. Numa temporada em que competia no DMack Fiesta Trophy, Bernardo Sousa viu um dos seus patrocinadores falhar com os compromissos acordados. Sem meios financeiros para continuar a competir ao mais alto nível, o piloto madeirense optou por encerrar este seu capítulo da sua vida aos 29 anos de idade.

Em declarações ao Autosport português, o piloto madeirense anunciou o seu abandono da competição automóvel com efeitos imediatos. A falha de um dos seus patrocinadores para a temporada no DMack Fiesta Trophy precipitou este desfecho. O inicio da carreira de Bernardo Sousa passou, tal como é o caso de vários pilotos, pelo karting. No entanto, em 2005 o piloto madeirense estreou-se nos ralis ao volante de um clássico Ford Escort RS.

Em 2006 e 2007, Bernardo Sousa competiu no Campeonato Nacional de Ralis, tendo efectuado a sua primeira internacionalização em 2008, no PWRC. Em 2010, regressou ao Campeonato Nacional de Ralis para conquistar o título absoluto. Em 2011, voltou a competir no estrangeiro, conquistando a 4ª posição no SWRC. O projecto oficial com a Lotus, para a temporada de 2012, tinha tudo para ser bem sucedido. No entanto, Sousa apenas competiu com o Exige GT-R no Rali Vinho Madeira, onde viria a abandonar após uma saída de estrada. Na temporada seguinte, regressou ao plano nacional, disputando com Ricardo Moura o título nacional, que viria a perder na fase final do campeonato.

O WRC2 foi o próximo passo da sua carreira, em 2014, disputando essa temporada com a sua própria equipa. Em 2015, associou-se à ACSM Rallye Team, competindo ao volante do Peugeot 208 T16, mas viria a abandonar o projecto devido à falta de condições. Este ano, efectuou um passo atrás na sua carreira e disputou o DMack Fiesta Trophy, com vista à obtenção do cobiçado prémio de participação ao volante de um Ford Fiesta R5. O despiste no último troço do Vodafone Rali de Portugal, quando liderava o troféu, foi um dos momentos marcantes da presente temporada.

Sendo um dos mais talentosos pilotos da sua geração, Bernardo Sousa foi também polémico na imprensa, deixando bem vincado as suas opiniões pessoais em vários assuntos do panorama desportivo nacional e internacional. Encerrado este capítulo da sua vida, o piloto madeirense irá dedicar-se a outros projectos, tais como o seu curso e a sua equipa de competição.