Tudo a postos para o Rali de Monte Carlo!
A temporada de 2016 do WRC está prestes a arrancar com a disputa do Rali de Monte Carlo. A neve voltará a marcar presença na prova monegasca, sendo um dos vários ingredientes que irão animar a luta pela vitória. A Volkswagen parte como a natural favorita, após 3 épocas em que conquistou todos os títulos em jogo. Mas a Hyundai aposta todas as fichas no novo i20 WRC, sobre o qual os pilotos fazem os mais rasgados elogios. Será suficiente para bater a armada germânica?
Sébastien Ogier volta a liderar as hostes da Volkswagen Motorsport, após 3 temporadas em que bateu tudo e todos no seio do WRC. O piloto francês terá em Jari-Matti Latvala a sua maior oposição interna, mas não é de descartar uma subida de forma de Andreas Mikkelsen, o piloto mais novo da equipa. O VW Polo R WRC sofreu apenas alguns alterações de pormenor, necessárias para manter a sua competitividade. Entre os adversários da marca germânica, o destaque vai claramente para a coreana Hyundai e o seu novo i20 WRC.
Baseado na versão de 5 portas do novo modelo da Hyundai, o novo WRC foi alvo de inúmeros alterações ao nível da suspensão e motor, sendo mais competitivo que a versão utilizada até ao final da temporada passada. Thierry Neuville, Dani Sordo e Hayden Paddon voltarão a representar a Hyundai e será no piloto belga que todos as atenções se irão centrar. Após uma decepcionante época de 2015, Neuville tem que “mostrar serviço” ao longo de 2016 e rapidez é algo que tem q.b.. Quanto a Sordo, os seus melhores resultados surgirão por certo nas provas de asfalto, a sua especialidade. Por sua vez, o neo-zelandês Paddon estará mais à vontade na gravilha.
No campo da M-Sport, após várias incertezas relativamente ao seu futuro a curto-prazo, a equipa de Malcolm Wilson confirmou a presença como Construtor nesta temporada. Os Ford Fiesta RS WRC estarão presentes em todas as provas do WRC, sendo o line-up da equipa uma das novidades mais interessantes da pré-temporada: o norueguês Mads Ostberg regressa a uma formação que conhece bem e será acompanhado por Eric Camilli, piloto que integrou o programa de jovens pilotos da Toyota. O real valor do piloto francês é ainda desconhecido, mas a aposta de Malcolm Wilson terá por certo algum fundamento.
A Citroen irá dedicar-se ao desenvolvimento do novo WRC para 2017, tendo anunciado a sua ausência do WRC a nível oficial em 2016. Os Citroen DS3 WRC farão aparições esporádicas ao longo da próxima temporada, sempre com a assistência da PH Sport e com apoio semi-oficial da marca francesa. Os pilotos de serviço da equipa satélite da Citroen serão Kris Meeke, Craig Breen, Stéphane Lefebvre e Khalid Al Qassimi.
Está tudo a postos para o arranque do Campeonato do Mundo de Ralis, que marcará presença em 4 continentes e visitará 14 países. Quem será o vencedor do 1º “round” de 2016?