Vitória da regularidade na Fórmula 1
30 Novembro 2016 - José Soares da Costa

Grande Prémio de Abu Dhabi

Abu Dhabi foi o palco da consagração de Nico Rosberg, o novo Campeão do Mundo de Fórmula 1. O piloto alemão apostou na inteligência para manter-se na rota do pódio e evitar as “ratoeiras” de Lewis Hamilton durante as derradeiras voltas deste Grande Prémio. Mesmo tendo alcançado a vitória, Hamilton saiu de Yas Marina sem muitos motivos para celebrar. Sebastian Vettel completou o pódio em Abu Dhabi.

A Nico Rosberg, o 3º lugar seria suficiente para carimbar o título de Pilotos da temporada de 2016. E foi com essa estratégia em mente que o piloto alemão partiu da 2ª posição da grelha e, sem qualquer erro, manteve-se colado à traseira do Mercedes W07 de Lewis Hamilton. O piloto britânico efectuou um arranque exemplar e rapidamente se colocou na liderança da prova, resultado que mesmo assim não lhe era suficiente dado que estava dependente da classificação de Rosberg.

No arranque assistiu-se também a um pião de Max Verstappen, uma das potenciais ameaças aos Mercedes em Abu Dhabi. Tendo efectuado a qualificação com pneus super-macios (contrariando a escolha dos pneus ultra-macios da Mercedes), a Red Bull apostava numa estratégia diferente para tentar surpreender a equipa germânica. Mas o desaire do jovem holandês, logo nos metros iniciais da prova após um desentendimento com Nico Hulkenberg, viria a comprometer o resultado alcançado.

Sebastian Vettel

Sem que surgissem surpresas até à fase final da corrida, seria a estratégia de Lewis Hamilton durante as 6 derradeiras voltas que viria a colar os espectadores ao ecrã. Mantendo-se na frente e apercebendo-se do ritmo alucinante de Sebastian Vettel (que rodava cerca de 1 segundo mais rápido que o Top-3), Lewis Hamilton reduziu o ritmo e permitiu a aproximação do 3º classificado, Max Verstappen e de Vettel.

Desta forma, sem que estivesse em causa a liderança da prova, o piloto britânico da Mercedes deixava Nico Rosberg à mercê de um eventual ataque de Verstappen e Vettel. Rosberg já havia protagonizado uma ultrapassagem nos limites ao jovem piloto da Red Bull, seguindo as cautelosas indicações da equipa e precavendo-se de uma eventual aproximação de Vettel, após a sua segunda paragem na boxes.

Sebastian Vettel não teve dificuldades em ultrapassar Max Verstappen, aproveitando para isso o elevado desgaste de pneus patente no Red Bull. Mas Nico Rosberg era um osso duro de roer e sem que tivesse ritmo para ultrapassar o Mercedes nas longas rectas de Yas Marina, Vettel contentou-se com a 3ª posição no final da prova. Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi e Nico Rosberg terminou a prova na 2ª posição, confirmando dessa forma a conquista do título de Pilotos de 2016.

Pódio - Grande Prémio de Abu Dhabi

Um feito que premiou acima de tudo a regularidade, em detrimento da velocidade e exuberância e que teve o seu ponto fulcral no Grande Prémio da Malásia, onde Lewis Hamilton viu o seu motor Mercedes ceder nas derradeiras voltas da prova.

Relativamente aos restantes pilotos que terminaram no lote de posições pontuáveis, Daniel Ricciardo foi o 5º classificado em Yas Marina, batendo o Ferrari de Kimi Raikkonen. O piloto finlandês facilitou ainda a ultrapassagem de Sebastian Vettel, claramente mais rápido durante a fase final da prova. Nico Hulkenberg e Sérgio Pérez entregaram a 4ª posição no campeonato de Construtores à Force India, após a conquista da 7ª e 8ª posição. Felipe Massa despediu-se da Fórmula 1 com um 9º lugar, enquanto Fernando Alonso encerrou o Top-10 em Yas Marina.