Alonso surpreende na estreia em Indianápolis
Fernando Alonso teve o seu primeiro contacto com o traçado de Indianápolis e com o McLaren-Honda-Andretti que irá utilizar ao longo do mês de Maio. Cumprindo todas as etapas programadas para este primeiro contacto, o piloto espanhol foi aumentando paulatinamente o seu ritmo até atingir uma velocidade média de 356.825 km/h. A rápida adaptação de Alonso ao monolugar superou todas as expectativas e surpreendeu veteranos como Mario Andretti e Johny Rutherford!
A acção em pista iniciou-se por volta das 14 horas portuguesas: Marco Andretti efectuou 10 voltas ao volante do Dallara DW12-Honda para garantir que tudo estava pronto para a estreia de Fernando Alonso em Indianápolis. O piloto espanhol partiu então rumo ao desconhecido, enfrentando uma realidade totalmente nova: uma “Super Speedway”. Adaptando-se rapidamente, Alonso foi cumprindo as diversas etapas obrigatórias para um rookie, efectuando diversos conjuntos de voltas a velocidades estabilizadas.
A partir do momento em que estes requerimentos foram cumpridos, Alonso foi aumentando sucessivamente a velocidade média em pista. Entre as várias paragens para reabastecimento e troca de pneus, o piloto espanhol foi também habituando-se a novas rotinas, substancialmente diferentes das existentes na Fórmula 1. Os períodos atrás do “Pace Car” foram também simulados pela equipa norte-americana, tendo os consumos sido medidos para utilização futura. A sessão foi dada por concluída por voltas das 20H30 portuguesas, após 110 voltas realizadas. A volta mais rápida do dia foi cronometrada a uma velocidade média de 356.825 km/h.
Segundo as palavras do piloto espanhol, “a sensação de rodar a fundo na Curva 1 é incrível, sentido-se respeito pela pista e pelo carro. A estas velocidades, a pista fica muito estreita…bem diferente do que se vê na televisão e nos simuladores, onde parece larguíssima. O inicio foi complicado, com o pé direito a ganhar vida própria e fugir ao acelerador! Após este contacto inicial, é difícil compreender como conseguem rodar três carros lado-a-lado. Vou ter que rever as corridas anteriores e perceber as movimentações e técnicas de pilotagem utilizadas. As minhas principais dificuldades serão andar no tráfego e aprender a afinar o carro durante a corrida. Não sinto ainda bem o carro, é ele que me guia e não o contrário…”
Fernando Alonso terá agora alguns dias de descanso antes do Grande Prémio de Espanha, após o qual irá viajar directamente para Indianápolis. A partir do dia 15 de Maio inicia-se a semana de treinos das 500 Milhas de Indianápolis, onde veremos o piloto espanhol novamente ao volante do McLaren-Honda-Andretti.