Toyota bate oposição na despedida da Porsche
22 Novembro 2017 - José Soares da Costa

As 6 Horas do Bahrein encerraram a temporada de 2017 do Campeonato do Mundo de Endurance e a Toyota somou mais um triunfo da Toyota na despedida da sua rival Porsche. Anthony Davidson, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi bateram pela última vez a tripla Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley, os novos Campeões do Mundo da categoria. Pedro Lamy também esteve em destaque no Bahrain, ao conquistar o título mundial de Pilotos na categoria GTE-Am.

Todos os olhares estavam centrados no último duelo entre a Porsche e a Toyota. Mesmo tendo rubricado a pole position no dia anterior, a Porsche viu-se batida pela Toyota neste último confronto nas pistas. Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima levaram o Toyota TS050 ao lugar mais alto do pódio, batendo o Porsche 919 Hybrid de Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber.

Apesar de um toque num Porsche 911 da categoria GTE-Am e consequentes danos e penalização, Porsche conquistou também a 3ª posição, por intermédio de Neel Jani, Andre Lotterer e Nick Tandy. Destaque ainda para a perda da liderança do TS050 nº7 de Mike Conway, José Maria López e Kamui Kobayashi, devido a um toque de um Porsche 911 da categoria GTE-Pro. Entre os LMP2, Nicolas Prost, Julien Canal e Bruno Senna conquistaram o triunfo e entregaram o título mundial de equipas à Vaillant Rebellion. Para além deste feito, Canal e Senna conquistaram também o título mundial de Pilotos da respectiva categoria.

Nos GTE-Pro, a AF Corse bateu os seus mais directos adversários, garantindo uma dobradinha por intermédio de Sam Bird/Davide Rigon e James Calado/Alessandro Pier Guidi, novos Campeões do Mundo desta categoria. Por fim, Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda colocaram o Aston Martin Vantage no lugar mais alto do pódio entre os concorrentes da categoria GTE-Am e garantiram o título mundial de Pilotos da respectiva categoria.