Domínio “imperial “de Ogier na Córsega
11 Abril 2018 - José Soares da Costa

Sébastien Ogier

O Rali da Córsega foi palco de uma exibição “imperial” de Sébastien Ogier. Dominando o “Rali das 1000 Curvas” desde a primeira classificativa, o Campeão do Mundo de Ralis não deixou os seus créditos em mãos alheias. Gerindo a vantagem conquistada ao longo da 1ª etapa, Ogier rubricou mais uma vitória na temporada de 2018. Ott Tanak foi o melhor “dos outros”, batendo Thierry Neuville na luta pelo degrau intermédio do pódio.

Sébastien Ogier entrou ao ataque no Rali da Córsega, tendo assumido a liderança logo na 1ª classificativa, onde o piso húmido marcou presença. Sébastien Loeb, que cumpria na Córsega uma das suas esporádicas aparições no WRC, era o maior adversário do piloto da M-Sport. Mas a 2ª classificativa seria madrasta para o piloto da Citroen, fruto de uma saída de estrada que o impediu de continuar em prova. Desta forma, Thierry Neuville assumiu-se como o mais directo opositor de Ogier, terminando o dia com 36.6 segundos de desvantagem relativamente ao líder. Após o desaire de Sébastien Loeb, Kris Meeke era o melhor representante da Citroen, ocupando a 3ª posição a 38.7 segundos do 1º classificado.

Na 2ª etapa, Sébastien Ogier limitou-se a gerir a sua vantagem relativamente aos demais pilotos, dilatando a sua vantagem apesar de não ter ganho qualquer das classificativas disputadas. Por sua vez, Thierry Neuville foi ultrapassado por Ott Tanak na derradeira classificativa do dia, pela curta margem de 0.1 segundos. Ambos os pilotos terminaram a etapa a uns distantes 44 segundos de Sébastien Ogier. Destaque ainda para a saída de estrada de Kris Meeke na última classificativa, devido à troca de uma nota: o piloto britânico ouviu, erradamente, uma nota “Esquerda 5” em vez da “Esquerda 3” ditada por Paul Nagle, tendo atacado a curva a uma velocidade superior ao desejado.

O último dia de prova não trouxe qualquer alteração à classificação geral, tendo Sébastien Ogier somado mais um triunfo em 2018 após um domínio sem qualquer mácula. Perante os erros dos seus adversários, o piloto da M-Sport Ford cumpriu a sua tarefa e somou pontos valiosos na luta pelo título de Pilotos e Construtores. Ott Tanak voltou a destacar-se no seio da Toyota, terminando a prova a 36.1 segundos e sendo o “melhor dos outros”. Visivelmente desanimado com o seu desempenho ao longo do rali, Thierry Neuville levou a Hyundai ao degrau mais baixo do pódio. O piloto belga não teve vida fácil, tendo mesmo terminado a prova com o motor do i20 WRC a trabalhar em apenas 3 cilindros.

Nas restantes posições pontuáveis, destaque para Sébastien Lob. Ao abrigo do Rally 2, o piloto francês alcançou a 4ª posição, apesar do percalço vivido durante a 1ª etapa. Dani Sordo foi o 5º classificado, batendo Elfyn Evans, Andreas Mikkelsen e Esapekka Lappi (5º,6º e 7º classificados respectivamente). No WRC2, Jan Kopecky dominou os acontecimentos e bateu Yoann Bonato, que estreava na Córsega o Citroen C3 R5.