Ferrari arranca nova temporada com triunfo!
28 Março 2018 - José Soares da Costa

Marcado pela existência (ou não) do “Party Mode” da Mercedes, o Grande Prémio da Austrália acabou por ser o palco da 1ª vitória da Ferrari em 2018. Beneficiando de uma melhor estratégia de corrida, Sebastian Vettel ultrapassou Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen nas boxes, alcançando desta forma o 1º lugar e retomando a disputa vivida ao longo de 2017. No entanto, a Mercedes demonstrou ser a referência do pelotão, esperando-se uma resposta já no Grande Prémio do Bahrein.

Partindo da pole position, Lewis Hamilton manteve o comando após a largada, mesmo perante a forte pressão do piloto finlandês Kimi Raikkonen. Atrás do duo da frente encontrava-se Sebastian Vettel, cujo ritmo de corrida era insuficiente para discutir a liderança. À 18ª volta, Kimi Raikkonen deu o mote e efectuou a sua paragem nas boxes, tentando surpreender Hamilton com a troca para pneus macios. No entanto, o piloto britânico respondeu à opção estratégica na volta seguinte, mantendo a sua posição relativamente ao piloto da Ferrari.

À 26ª volta, um percalço da Haas viria a colocar a Ferrari na rota dos triunfos: Romain Grosjean viu-se forçado a parar em pista, devido a um pneu mal apertado. O Safety Car Virtual foi activado, tendo Vettel aproveitado esta situação para efectuar a sua paragem nas boxes, numa altura em que se encontrava na liderança, fruto das paragens de Hamilton e Raikkonen. Com esta opção estratégica, a Ferrari apanhou a Mercedes desprevenida, conservando a 1ª posição de Vettel.

A última fase do Grande Prémio da Austrália ficou marcada pelo intenso duelo entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. No entanto, o piloto da Ferrari não cedeu à pressão do piloto britânico, a braços com problemas de aquecimento no Mercedes W09. Os dois pilotos acabariam a prova separados por 5 segundos, tendo a Ferrari arrancado a nova temporada com o pé direito. Kimi Raikkonen completou o pódio em Melbourne Park, vendo-se pressionado pelo Red Bull de Daniel Ricciardo nas derradeiras voltas.

Após uma pré-temporada para esquecer, a McLaren surpreendeu tudo e todos ao alcançar a 5ª posição por intermédio de Fernando Alonso. No arranque da parceria com a Renault, o piloto espanhol protagonizou uma animada luta com o Red Bull de Max Verstappen, mostrando que o MCL33 tem potencial para outros vôos. Nico Hulkenberg colocou a Renault na 7º posição, imediatamente à frente do Mercedes de Valtteri Bottas. Stoffel Vandoorne e Carlos Sainz Jr. completaram o Top-10 em Melbourne.