Neel Jani com a Porsche na Fórmula E
17 Dezembro 2018 - José Soares da Costa

A Porsche continua a acelerar para a sua estreia no ABB FIA Formula E Championship: Neel Jani assinou como primeiro piloto. Com o experiente piloto suíço a bordo, a nova equipa vai começar a testar em pista no início de 2019 para se preparar para a sexta época do campeonato mundial de monolugares totalmente eléctricos, que terá início em Dezembro de 2019. A Porsche aguarda ansiosamente pela chegada do chassis padronizado para instalar o conjunto de transmissão por si desenvolvido, o qual já esteve nos bancos de ensaio.

Jani é piloto de fábrica da Porsche desde 2013. Ao volante do Porsche 919 Hybrid saiu vitorioso em Le Mans, em 2016, e arrecadou o título mundial no FIA World Endurance Championship, no mesmo ano. Entre 2014 e o final de 2017, o piloto de 35 anos venceu quatro corridas com o 919, assegurando ainda nove pole positions e quatro voltas mais rápidas. Em 2018, esmagou o recorde de Spa-Francorchamps (Bélgica), onde bateu a anterior marca da Fórmula 1 com o 919 Hybrid Evo. Jani começou a sua carreira nos monolugares, subindo até à Fórmula 1 como piloto de testes.

“Sem dúvida, Neel é o homem certo para o nosso novo programa tecnológico”, afirma Fritz Enzinger, Vice-Presidente da Porsche Motorsport. “Não só contribui com velocidade, como tem também imensa experiência em monolugares. Já conduziu na Fórmula E e está bem estabelecido em Weissach como piloto de desenvolvimento.” “Estou muito ansioso pelo novo desafio”, afirma Jani. “Fazer parte de um programa inteiramente novo da Porsche Motorsport pela segunda vez, desde o início, significa muito para mim. Os desafios técnicos e de condução são enormes e os nossos fortes concorrentes na Fórmula E tem uma vantagem significativa em experiência. Temos muito trabalho pela frente e mal posso esperar pelo início.”

A entrada da Porsche na Fórmula E é parte de uma alargada gama de mudanças na empresa e tem um timing perfeito: em paralelo ao primeiro Porsche de competição totalmente eléctrico, o novo Taycan chegará também ao mercado – o primeiro automóvel desportivo da marca para circulação em estrada a desenvolver a sua performance sem um motor de combustão envolvido. Com um investimento de seis mil milhões de euros, a Porsche entra nas eras digitais e eléctricas. Unicamente para o lançamento do Taycan, foram criados 1500 novos postos de trabalho. A “Indústria 4.0” requer novos processos fundamentais e está desenvolvida para ser isenta de carbonoso.

O programa da Fórmula E tem uma posição importante dentro da estratégia de futuro da marca, trabalhando os especialistas de Motorsport e Produção lado a ado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Weissach. Um dos resultados desta relação de trabalho próxima e de partilha de conhecimento é a tecnologia de 800 volts do Taycan, a qual combina uma elevada autonomia e reduzidos tempos de carregamento com uma impressionante entrega de potência. Esta tecnologia de alta voltagem é baseada na pioneira engenharia aplicada no tricampeão de Le Mans, o 919 Hybrid. Em relação à transmissão eléctrica, bateria e gestão da refrigeração, o desenvolvimento de automóveis de produção beneficiou da experiência obtida na competição automóvel. Agora, a competição vai também focar-se no desenvolvimento de tecnologias chave e gestão de energia.

Fruto do lançamento da segunda geração de automóveis e de baterias de maior capacidade, não haverá mais alterações de veículos durante as corridas da Fórmula E. Ao passo que os veículos e as baterias são padronizados para todas as equipas, todos os componentes da transmissão são desenvolvidos pela Porsche. Os elementos relevantes incluem o motor eléctrico, o inversor, a caixa de velocidades, o diferencial, os veios de transmissão, a estrutura e os componentes da suspensão no eixo traseiro, assim como o sistema de refrigeração e a centralina.