Ott Tanak surpreende na “tempestade turca”
Numa prova digna de um qualquer campeonato de Todo-o-Terreno, tais foram as dificuldades apresentadas pelas classificativas, foi Ott Tanak quem se destacou na hecatombe vivida durante o Rali da Turquia. Adaptando a sua pilotagem aos inúmeros desafios apresentados ao longo da prova turca, o piloto estónio colocou o seu Toyota Yaris WRC no degrau mais alto do pódio. A marca nipónica alcançou também uma dobradinha, por intermédio de Jari-Matti Latvala. Com este resultado, Ott Tanak ascendeu à 2ª posição no Campeonato de Pilotos e a Toyota lidera entre os Construtores.
Com a super-especial desenhada no centro de Marmaris a dar o mote para o Rali da Turquia, foi Andreas Mikkelsen quem rubricou o melhor tempo e ascendeu à liderança da classificação geral. Craig Breen e Ott Tanak ocuparam as seguintes posições do pódio, a 2.5 e 2.8 segundos de diferença do piloto norueguês da Hyundai. No dia seguinte, Mikkelsen manteve o ritmo, mesmo se perdeu a liderança na 2ª classificativa para Craig Breen. No entanto, ao adoptar uma estratégia que visava a poupança de pneus para a última classificativa matinal, o piloto norueguês saltou novamente para a liderança da prova turca, com 6.3 e 8.2 segundos de vantagem sobre Craig Breen e Mads Ostberg respectivamente. Nas classificativas da tarde foi o líder do campeonato, Thierry Neuville, quem se destacou dos demais pilotos. Optando por uma toada cautelosa e beneficiando da ausência do pó, o piloto belga atacou a partir da 6ª classificativa e ascendeu à liderança da prova, suplantando Sébastien Ogier e Andreas Mikkelsen, 2º e 3º classificados respectivamente.
Na 2ª etapa, a extrema dureza do Rali da Turquia ditou uma hecatombe na classificação geral: se Thierry Neuville sofreu uma quebra da suspensão e abandonou na 1ª classificativa do dia, Sébastien Ogier partiu um braço da suspensão (prontamente reparado na ligação) e acabaria por desistir após uma caricata saída de estrada. Com estes percalços alheios, foi Andreas Mikkelsen quem herdou a liderança da prova. No entanto, o piloto norueguês também acabaria por sofrer alguns problemas no seu Hyundai, descendo até à 4ª posição e entregando a liderança a Ott Tanak. Atrás do piloto estónio, na classificação geral, encontrava-se agora Jari-Matti Latvala e Hayden Paddon, a 13.1s e 1m10.5s do 1º classificado respectivamente. Mas nem tudo foi fácil no seio da Toyota: se Tanak sofreu alguns problemas na direcção do Yaris WRC, Jari-Matti Latvala teve que lidar com problemas hidráulicos, sobreaquecimento e ainda um furo!
A derradeira etapa do Rali da Turquia confirmou o triunfo de Ott Tanak, o 5º nesta temporada de 2018. Com este resultado, Tanak ascendeu à 2ª posição do Campeonato de Pilotos, a uns escassos 13 pontos de distância de Thierry Neuville. Fruto da vitória de Tanak e da dobradinha “carimbada” com o auxílio de Jari-Matti Latvala (a primeira desde o regresso da Toyota ao Mundial de Ralis), o construtor nipónico encontra-se agora na liderança do Campeonato de Construtores. O melhor “não-Toyota” foi Hayden Paddon, 3º classificado na prova turca. No que concerne o Power Stage, Thierry Neuville foi o piloto mais rápido, batendo Sébastien Ogier e Ott Tanak por 1.7 e 3.9 segundos. Destaque ainda para a prestação da dupla portuguesa Diogo Salvi/Hugo Magalhães, que levaram o Skoda Fabia R5 até ao 7º lugar entre os WRC2 e 18ª posição da classificação geral.