Rui Ramalho conquista vitória na Penha
19 Abril 2018 - José Soares da Costa

O arranque do Campeonato de Portugal de Montanha 2018 realizou-se na Rampa da Penha, entre os dias 7 e 8 de Abril. Infelizmente as condições de chuva que se fizeram sentir em Guimarães não foram as melhores para a prática da modalidade, dificultando a vida a pilotos, equipas e ao elevado público que marcou presença ao longo do traçado.

Sendo um traçado reconhecido pela sua dificuldade técnica mesmo com ausência de chuva, a presença desta fez com que o número de acidentes se fizesse sentir em número superior, provocando atrasos e a anulação de algumas subidas no dia de Sábado. Felizmente, no Domingo o decorrer das subidas (1 de treinos e 3 de prova), mesmo com a presença de chuva mais fraca, fez com que tudo se desenrolasse com normalidade para satisfação de todos os intervenientes. Com uma excelente lista de inscritos, tanto em número como em qualidade de pilotos e carros, confirmou-se a previsão de termos uma prova bastante disputada até ao final.

Rui Ramalho, tal como todos outros pilotos, teve que ultrapassar com sucesso as dificuldades anteriormente descritas. As poucas subidas realizadas durante o dia de Sábado serviram apenas para que o piloto se adaptasse ao setup de chuva do seu Osella PA2000 EVO2, pois na verdade nunca tinha utilizado o seu protótipo neste tipo de condições. Dessa forma, o 1º dia de prova serviu apenas para adaptação e não para obtenção de tempos, dado que as 3 subidas de prova tiveram lugar durante o Domingo.

“Sábado serviu apenas para me adaptar à pilotagem com chuva, pois nunca havia pilotado o PA2000 EVO2 com pneus de chuva, nem com o setup especifico para estas condições. Uma vez mais, fiquei surpreendido com o fantástico trabalho realizado pela equipa na afinação do Osella, não tendo necessidade de solicitar qualquer alteração, graças ao excelente grip sentido com os pneus Pirelli Cinturato. Para Domingo, com tudo em aberto e com a diminuição de chuva, aumentei o ritmo paulatinamente com segurança e desde logo comecei a comandar a classificação em cada uma das subidas de prova até ao final. Desta forma, consegui alcançar a tão desejada vitória, o que me deixou bastante satisfeito pelo resultado e motivado para a prova que se segue – Falperra”.

Paulo Ramalho, piloto mais velho da equipa, teve que ultrapassar as mesmas dificuldades do seu irmão Rui, para além de alguns problemas de motor de arranque que se manifestaram no seu PA21S EVO. A rápida reacção da sua equipa permitiram-lhe realizar todas as subidas, com excepção da última subida de prova de Domingo, onde ficou parado a poucos metros da linha de partida…vicissitudes normais no meio das corridas.

Segundo o piloto do Porto, “o simples facto de voltar a pilotar o meu PA21S EVO deixou-me bastante satisfeito e motivado independentemente das dificuldades que senti. Uma vez mais, o Team PRMiniracing realizou um trabalho fantástico de preparação dos Osella para tão difíceis condições de chuva. Paulatinamente fui aumentando o ritmo subida após subida, ascendendo na classificação absoluta. Contudo, um problema no motor de arranque manifestou-se quando me preparava para deslocar até à linha de partida para a 3ª e derradeira subida de prova. Como a chuva era praticamente inexistente, esta derradeira subida permitiria uma melhoria significativa do meu tempo e respectiva classificação final absoluta. Devido a este problema, fiquei-me apenas pelo 15º lugar absoluto (3º entre os protótipos).”

No entanto, Paulo Ramalho destaca quena realidade este resultado teve pouca importância a nível pessoal, face ao sentimento de satisfação sentido pelo meu regresso ao activo, o que me faz sentir bastante motivado para as restantes provas que ainda faltam disputar. Uma última palavra de parabéns para o meu irmão Rui pelo excelente resultado obtido, pois uma vez mais esteve absolutamente imparável na obtenção da sua 1ª vitória da época e com isso começar desde já a liderar o campeonato desde o seu início”.