Tarquini leva a melhor nas ruas de Macau
A temporada de estreia do WTCR ficou marcada pela discussão do título até à derradeira corrida do ano. Gabriele Tarquini e Yvan Muller foram os protagonistas desta disputa, trazendo à memória a discussão do ceptro do WTCC em 2009. Tal como nessa temporada, Tarquini bateu o seu adversário francês, conquistando desta forma o 1º título do WTCR. Jean-Karl Vernay, Frédéric Vervisch e Esteban Guerrieri repartiram os triunfos no Circuito da Guia, em Macau.
A 1ª corrida do fim de semana do WTCR foi palco de mais uma vitória de Jean-Karl Vernay, que havia partido da quarta posição da grelha. Efectuando um arranque exemplar, o piloto francês ascendeu à 2ª posição ainda durante a primeira volta. Já Robert Huff, que havia partido da pole position, viu-se suplantado por Yvan Muller durante os primeiros metros de prova. Esteban Guerrieri, que ocupava a 2ª posição da grelha de partida, também não foi capaz de conter os ataques de Muller e Vernay.
Com a entrada do Safety Car a compactar o pelotão, Jean-Karl Vernay aproveitou a ocasião para alcançar a liderança após o recomeço da prova, ultrapassando Yvan Muller. Até ao final desta prova, Vernay resistiu à pressão exercida por Muller e Robert Huff, não cometendo qualquer erro que o impedisse de conquistar mais um triunfo. Por sua vez, Esteban Guerrieri desceu até à 6ª posição, atrás dos Hyundai de Gabriele Tarquini e Norbert Michelisz. A 4ª posição de Gabriele Tarquini, protegida pelo seu colega de equipa Michelisz, foi crucial na luta pelo título de Pilotos. Com este resultado, apenas Yvan Muller permanecia com uma hipótese remota de conquistar o título.
Na 2ª corrida do fim de semana, Yvan Muller foi o protagonista, maximizando as suas hipóteses de conquista do título ao somar um triunfo e beneficiar do abandono de Gabriele Tarquini. Arrancando da 5ª posição, Muller ascendeu à 4ª posição após uma ultrapassagem a Pepe Oriola. O piloto espanhol protagonizou ainda um incidente com Yann Ehrlacher, na Curva Lisboa, na qual estiveram envolvidos Jean-Karl Vernay, Gabriele Tarquini, Norbert Michelisz e Robert Huff. Com danos graves no Hyundai i30 TCR, Tarquini foi forçado a abandonar a prova após rumar às boxes.
Na frente da corrida, Frédéric Vervisch impôs o seu Audi R3 LMS ao Honda Civic de Timo Scheider, o pole position desta prova. Sem pressão dos seus adversários, Vervisch somou a sua primeira vitória de 2018. Timo Scheider foi o 2º classificado, enquanto Yvan Muller terminou a prova na 3ª posição, ao suplantar o Alfa Romeo de Kevin Ceccon na abordagem à Curva do Lisboa. Muller terminou a prova colado à traseira do Honda Civic de Scheider, mas o piloto alemão repeliu com sucesso a pressão exercida pelo veterano piloto francês.
A derradeira prova da temporada de 2018 do WTCR foi decisiva para as contas do título. Partindo da 6ª posição, Yvan Muller necessitava de um 3º lugar para poder ambicionar a conquista do título. Já Gabriele Tarquini partia da 14ª posição, o que o colocava numa posição bastante desconfortável. Se após o arranque Muller ascendeu à 4ª posição, suplantando Yann Ehrlacher e Jean-Karl Vernay, Tarquini recuperou até à 9ª posição. Tal resultado obrigava Muller a subir até ao 2º lugar, tarefa que parecia facilitada com a entrada do Safety Car após um incidente desencadeado pelo Audi R3 LMS de Aurélien Panis.
No entanto, Yvan Muller acabaria por não conseguir progredir na classificação geral, terminando a prova na 4ª posição. Tarquini seria ainda ultrapassado por Thed Bjork, descendo até à 10ª posição. O toque de Jean-Karl Vernay na Curva do Lisboa na 11ª volta e a ultrapassagem de Nathaneal Berthon na 12ª volta não trouxeram qualquer alteração à posição do piloto italiano. Por fim, o toque de Zsolt Szabo na Curva R obrigou à entrada do Safety Car na derradeira volta, fechando definitivamente as contas do título. Tarquini alcançou o título mundial na temporada de estreia do WTCR, provando que a idade e a experiência ainda é um posto. Quanto à classificação da corrida, Esteban Guerrieri foi o último vencedor de 2018, batendo Robert Huff e Norbert Michelisz.