Vitória de Vettel reaviva luta pelo título
A luta pelos títulos mundiais da Fórmula 1 está ao rubro! Com um desempenho dominador, Sebastian Vettel bateu Lewis Hamilton no Grande Prémio da Bélgica. Com este resultado, o piloto alemão encurtou a distância pontual relativamente ao piloto da Mercedes, podendo aproveitar o bom momento de forma já no próximo fim de semana, na “casa” da Ferrari: Monza. Max Verstappen encerrou o pódio, dando uma alegria aos seus inúmeros adeptos presentes em Spa-Francorchamps.
Partindo da pole position, Lewis Hamilton viu-se acossado por Sebastian Vettel logo nos metros iniciais, na travagem para La Source. No entanto, o piloto britânico manteve a posição apesar da investida do piloto da Ferrari. Logo atrás dos líderes do campeonato desenrolou-se um aparatoso acidente: Nico Hulkenberg falhou completamente a travagem e embateu violentamente no McLaren de Fernando Alonso, projectando-o sobre o Sauber de Charles Leclerc. O Halo, dispositivo de segurança introduzido esta época, demonstrou a sua utilidade ao proteger o jovem piloto de qualquer ferimento causado pelo violento embate. Ainda na travagem para La Source, Kimi Raikkonen sofreu um toque de Daniel Ricciardo, enquanto Valtteri Bottas atingiu o Williams de Sergey Sirotkin.
O Safety Car foi forçado a intervir no final da 1º volta, mas ainda antes da entrada da viatura de segurança, Vettel logrou ultrapassar Lewis Hamilton na recta de Kemmel. Os dois Racing Point Force India tentaram a mesma abordagem, no mesmo local, mas mantiveram-se na 3ª e 4ª posição. Após a saída do Safety Car, Lewis Hamilton tentou surpreender Sebastian Vettel na abordagem à derradeira chicane do traçado belga, sem sucesso. O piloto alemão aumentou o seu ritmo a partir desse momento, dilatando paulatinamente a vantagem relativamente a Hamilton. A paragem nas boxes não trouxe qualquer novidade na classificação geral, apesar da súbita aproximação do piloto da Mercedes.
A fase final do Grande Prémio da Bélgica confirmou o bom momento de forma da Ferrari, tendo Sebastian Vettel terminado a prova com uma confortável vantagem de 12 segundos. A 5ª vitória do ano do piloto alemão renova as esperanças da Ferrari na luta pelos dois títulos mundiais. A visita da Fórmula 1 a Monza, próxima paragem da temporada de 2019, poderá ter um papel decisivo na rumo desta intensa luta. Quanto ao último degrau do pódio, Max Verstappen suplantou os dois pilotos da Racing Point Force India e alcançou a 3ª posição após uma prova segura, sem qualquer percalço. Valtteri Bottas partiu do fundo da grelha e recuperou até à 4ª posição, batendo Sérgio Pérez. Esteban Ocon foi o 6º classificado, imediatamente à frente dos Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen. Pierre Gasly, em Toro Rosso e Marcus Ericsson, em Alfa Romeo Sauber, encerraram o lote de posições pontuáveis.