Hamilton com triunfo polémico no Canadá
Lewis Hamilton sagrou-se vencedor do Grande Prémio do Canadá, após uma polémica penalização atribuída a Sebastian Vettel após uma saída de pista. Muito embora o piloto da Ferrari tenha liderado a prova desde o inicio e terminado na 1ª posição, os 5 segundos de penalização “entregaram” a vitória ao piloto britânico da Mercedes. Charles Leclerc terminou no degrau mais baixo do pódio, confirmando o bom momento de forma da escuderia italiana.
Partindo da pole-position, Sebastian Vettel bateu-se de igual para igual com o Mercedes de Lewis Hamilton e liderou a prova desde o seu arranque. Com tácticas semelhantes, Hamilton aumentava progressivamente a pressão sobre Vettel, tentando forçar um erro. Esse erro viria a acontecer a 22 voltas do final da prova, quando o piloto da Ferrari saiu de frente na primeira chicane do Circuit Gilles Villeneuve, perdendo a aderência na relva e regressando à pista sem controlo do seu Ferrari. Evitando o embate, Hamilton foi forçado a travar, não conseguindo consumar a ultrapassagem que há muito esperava. As posições mantiveram-se inalteradas, tendo a situação sido imediatamente investigada pelos comissários desportivos. Após alguns minutos, Vettel acabaria por receber uma penalização de 5 segundos, devido ao regresso à pista de forma insegura.
Incapaz de dilatar a vantagem relativamente a Hamilton e inconformado pela decisão dos comissários (como as inúmeras mensagens de rádio assim o demonstravam), Vettel terminaria a prova na primeira posição…mas veria o seu adversário britânico colher os louros da vitória. Charles Leclerc confirmou o bom momento de forma da Ferrari, ao bater o Mercedes de Valtteri Bottas (bastante apagado no Canadá) e o Red Bull de Max Verstappen (sem ritmo para acompanhar o Top-3). Destaque ainda para o bom desempenho dos Renault de Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg, 6º e 7º classificados respectivamente. As últimas posições pontuáveis foram conquistadas pelo Racing Point de Lance Stroll e o Toro Rosso de Daniil Kvyat.