Hamilton encerra temporada com triunfo
No derradeiro Grande Prémio da temporada de 2019, Lewis Hamilton partiu da pole position rumo a uma vitória dominadora em Abu Dhabi. Liderando todas as voltas e registando ainda a melhor volta da corrida, o piloto inglês não deixou os créditos em mãos alheias, assegurando o “Grand Slam” nos Emirados Árabes Unidos. Charles Leclerc e Max Verstappen protagonizaram a disputa pelos lugares do pódio, com o jovem holandês a levar a melhor sobre o seu rival da Ferrari.
Arrancando da pole position, Lewis Hamilton dominou o Grande Prémio de Abu Dhabi desde o inicio até ao seu final. Sem que tivesse qualquer oposição, o piloto inglês beneficiou da eficiente gestão de pneus e do desempenho do Mercedes W10 para liderar todas as voltas e ainda registar a melhor volta da prova. Tratou-se da 11ª vitória desta temporada, que será ainda relembrada por três feitos: Hamilton bateu o recorde de pontos numa temporada (413 pontos), igualou o recorde de 19 triunfos, liderando todas as voltas (que pertencia ao seu ídolo Ayrton Senna) e pontuou em todas as provas desta temporada (feito conseguido apenas por Michael Schumacher, em 2002).
A luta pela 2ª posição foi mais animada, graças à disputa entre Charles Leclerc e Max Verstappen. Partindo da 3ª posição da grelha, Leclerc alcançou a 2ª posição ainda durante a 1ª volta, ao suplantar o Red Bull de Verstappen. Sem argumentos para discutir a liderança com Hamilton, o jovem piloto da Ferrari focou-se na luta pelo degrau intermédio do pódio. Fruto do acentuado desgaste dos pneus médios montados no monolugar italiano, Leclerc viu-se forçado a efectuar a sua 1ª paragem à 12ª volta. Enquanto isso, Verstappen efectou a sua única paragem à 25ª volta, levando os pneus duros até ao final do Grande Prémio.
À 38ª volta, Leclerc regressava às boxes para montar os pneus macios, caindo para a 3ª posição. Apesar das dificuldades sentidas por Max Verstappen durante a derradeira fase da prova (“lag” acentuado no motor Honda), o piloto da Ferrari não foi capaz de discutir a 2ª posição com o seu rival da Red Bull. Hamilton, Verstappen e Leclerc completavam assim o último pódio de 2019, composto pelos potenciais protagonistas da luta pelo título de Pilotos em 2020.
Valtteri Bottas foi o 4º classificado em Abu Dhabi, após ter partido da última posição da grelha, devido à troca da unidade de potência. Fruto do elevado desgaste de pneus do Ferrari, Bottas chegou a ameaçar Leclerc durante as últimas voltas, terminando a 9 décimas de segundo do piloto monegasco. Sebastian Vettel, autor de uma prova sem qualquer brilho, culminou a sua prova num distante 5º lugar, imediatamente à frente do Red Bull de Alexander Albon.
Sérgio Pérez foi o 7º classificado, após um animado duelo com o McLaren de Lando Norris que terminou com a ultrapassagem do piloto mexicano na derradeira volta do Grande Prémio. Daniil Kvyat conquistou a 9ª posição, enquanto Carlos Sainz assegurou a 10ª posição “in extremis”: necessitando de apenas 1 ponto para “carimbar” a 6ª posição no Campeonato de Pilotos, o piloto espanhol suplantou Nico Hulkenberg na última volta para confirmar a pontuação necessária. Destaque ainda para um “bug” no sistema DRS, que ditou a sua desactivação até à 18ª volta, obrigando equipas e pilotos a adoptarem estratégias alternativas nas lutas por posições.