Toyota com domínio avassalador em Sebring
18 Março 2019 - José Soares da Costa

Com um domínio avassalador, a Toyota Gazoo Racing carimbou uma “dobradinha” nas 1000 Milhas de Sebring. Partindo da pole position, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi conquistaram a primeira vitória desde as 24 Horas de Le Mans e assumiram a liderança do FIA WEC. O BR BR1 da SMP Racing completou o pódio na prova disputada no clássico traçado norte-americano, sendo também o melhor entre os LMP1 não-híbridos.

Conquistando a pole position graças a um novo tempo recorde (1m40.124s), o Toyota TS050 Hybrid nº8 (tripulado por Sébastien Buemi) construiu uma vantagem confortável sobre o Toyota TS050 Hybrid nº7 (pilotado por José Maria Lopez) durante a fase inicial das 1000 Milhas de Sebring. Com o duelo entre os dois Toyotas a prolongar-se até à fase final da prova, Fernando Alonso viria a ser decisivo na confirmação do triunfo do TS050 Hybrid nº8. Numa altura em que discutia o triunfo com  Kamui Kobayashi, o piloto espanhol imprimiu um ritmo notável que teve o condão de dilatar a vantagem do líder para cerca de 12 segundos.

Com José Maria López a danificar o fundo plano do TS050 Hybrid nº7 após um toque num piloto retardatário e a chuva a efectuar a sua aparição durante a última meia hora de prova, a vitória estava mais do que assegurada para o TS050 Hybrid  nº8. Com esta vitória, Sébastien Buemi, Fernando Alonso e Kazuki Nakajima saltaram para a liderança do campeonato, com 15 pontos de vantagem relativamente aos seus companheiros de equipa. Restam apenas duas provas para o final da “Super Season”: 6 Horas de Spa-Francorchamps e as 24 Horas de Le Mans. Relativamente ao último degrau do pódio, este ficou a cargo do BR BR1 nº11 da SMP Racing, que terminou 11 voltas através do Toyota vencedor.

Na classe LMP2, David Heinemeier Hansson, Jordan King e Will Stevens levaram a Jackie Chan DC Racing ao triunfo, enquanto na classe GTE-Pro, a Porsche alcançou a vitória por intermédio de Gianmaria Bruni e Richard Lietz. António Félix da Costa chegou a discutir o triunfo, mas terminou a prova na 7ª posição. Por fim, na classe GTE-Am, a Dempsey-Proton  colocou o Porsche 911 RSR (partilhado por Matt Campbell, Julien Andlauer e Christian Ried) no degrau mais alto do pódio. Pedro Lamy não teve a sorte do seu lado, terminando em 8º da classe após um furo.