Triunfo inesperado para Neuville na Córsega
4 Abril 2019 - José Soares da Costa

Rali da Córsega

Sendo uma prova caracterizada pelas inúmeras curvas e elevadas velocidades, o Rali da Córsega é também pródigo em surpresas. Foi o caso em 2019, edição marcada pela luta entre Elfyn Evans, Ott Tanak e Thierry Neuville. Se o piloto britânico assumiu as “rédeas” da prova até à derradeira classificativa, seria um furo a hipotecar a seu triunfo. Neuville esteve no sítio certo, à hora certa, carimbando uma inesperada vitória para a Hyundai. Sébastien Ogier completou o pódio na Córsega, palco onde esteve longe do desempenho a que já nos habituou.

A 1ª etapa do Rali da Córsega trouxe consigo um surpreendente líder: Elfyn Evans. O jovem piloto britânico, ao volante do Ford Fiesta WRC, demonstrou um excelente desempenho desde o arranque da prova, suplantando Ott Tanak e Thierry Neuville, 2º e 3º classificado respectivamente. Apesar de ter perdido tempo na última classificativa do dia, em virtude do atraso provocado pelo Toyota Yaris de Kris Meeke, o piloto britânico viu o seu tempo ser corrigido, terminando o dia com 4.5 segundos de vantagem relativamente a Tanak. Por sua vez, a Citroen não teve um dia fácil, com Sébastien Ogier a efectuar um pião e Esapekka Lappi a rodar abaixo do desempenho esperado. O Campeão do Mundo fechou a 1ª etapa na 6º posição, a 36.3 segundos do líder, enquanto Lappi era o 7º classificado, a 46.3 segundos do 1º lugar. Entre as principais desilusões deste dia, destaque para Kris Meeke, com um furo e toque que condicionaram o seu desempenho e Sébastien Loeb, que também teve um toque.

Na 2ª etapa dos “Rali das 1000 Curvas”, assistiu-se a uma animada luta entre Elfyn Evans, Ott Tanak e Thierry Neuville. Se Tanak começou o dia da melhor forma ao ascender à liderança, os dois minutos perdidos com um furo nas classificativas da tarde tiveram consequências nefastas na sua classificação. Elfyn Evans retomou a liderança, mas acabaria por ser ultrapassado por Thierry Neuville na derradeira classificativa do dia, tendo o belga encerrado a etapa com 4.5 segundos de vantagem sobre o piloto da M-Sport. Por sua vez, Sébastien Ogier foi subindo a pouco e pouco na tabela classificativa, chegando à 3ª posição após suplantar Teemu Suninen e Dani Sordo. O Campeão do Mundo encontrava-se agora a 44.8 segundos de distância do líder. Destaque ainda para Sébastien Loeb, que mantinha o seu “calvário” e ocupava a 8ª posição, a 3m21s da liderança da prova.

O derradeiro dia de prova do Rali da Córsega foi de “cortar a respiração”. Com apenas duas classificativas por disputar e uma curta diferença entre o 1º e 2º classificado, tudo era possível. Na primeira classificativa do dia, Thierry Neuville perdeu 16 segundos para Elfyn Evans, com o piloto britânico a entrar para o Power Stage com 11.5 segundos de vantagem. A vitória parecia certa, até que um furo “arrumou” com as aspirações ao triunfo do piloto britânico. Evans viria a terminar na 3ª posição, atrás do vencedor Thierry Neuville e do 2º classificado, Sébastien Ogier. A consistência foi o ponto chave para Neuville, que não furou, nem sofreu qualquer contratempo ao longo do rali. Dani Sordo foi o 4º classificado, imediatamente à frente de Teemu Suninen, Ott Tanak e Esapekka Lappi. Sébastien Loeb, Kris Meeke e Jari-Matti Latvala “encerraram” o lote de WRC oficiais, na 8ª, 9ª e 10ª posição respectivamente. Destaque ainda para o desempenho de Kris Meeke no Power Stage, onde rubricou o tempo mais rápido e somou os 5 pontos respeitantes ao triunfo.