Trocas na Red Bull: Pierre Gasly por Alex Albon
12 Agosto 2019 - José Soares da Costa

As férias de Verão trouxeram consigo algumas novidades no seio da Fórmula 1: a Red Bull irá trocar Pierre Gasly por Alexander Albon a partir do Grande Prémio da Bélgica. Com o piloto francês a ficar aquém do esperado ao longo desta temporada, Helmut Markko e Christian Horner apostam agora no jovem Albon, que tem surpreendido tudo e todos na sua estreia na Fórmula 1. Uma decisão surpreendente…mas em tudo idêntica à vivida por Daniil Kvyat e Max Verstappen em 2016.

Tendo terminado a sua derradeira temporada de Fórmula 2, em 2018, na 2º posição da classificação geral, Alexander Albon impressionou o paddock da Fórmula 1 ao longo de 2019. Conciliando velocidade com maturidade, o estreante da Toro Rosso conquistou 16 pontos até ao momento e obteve o melhor resultado (6ª posição) no Grande Prémio da Alemanha, a sua 1ª prova à chuva na categoria máxima do desporto motorizado.

Por sua vez, Gasly nunca conseguiu igualar os resultados demonstrados pelo seu companheiro de equipa, Max Verstappen, conquistando apenas 63 pontos (contra os 181 do jovem holandês). Enquanto Verstappen já conquistou duas vitórias em 2019, Gasly nunca chegou ao pódio nas 12 provas disputadas até ao momento. Estando abaixo das expectativas geradas, a Red Bull irá agora trocar Gasly por Albon na Red Bull, utilizando as últimas 9 provas da temporada para avaliar o desempenho de jovem tailandês e decidir quem será o companheiro de equipa de Verstappen para 2020.