Alonso de regresso à F1 em 2021
A “Silly Season” da Fórmula 1 trouxe consigo mais uma novidade que agradará à maioria dos aficionados: após três temporadas de ausência, o espanhol Fernando Alonso estará de regresso à Fórmula 1 em 2021. Diversos rumores circularam ao longo dos últimos meses, indicando que a Renault e o antigo Campeão do Mundo estariam prestes a confirmar a parceria para a próxima temporada. A saída de Daniel Ricciardo foi o factor preponderante para esta decisão, motivando o construtor francês para uma contratação com elevado impacto mediático.
Tendo conquistado dois títulos mundiais com a formação de Enstone em 2005 e 2006, para além de uma curta passagem com dois triunfos entre 2008 e 2009, Alonso regressa agora a uma “casa” que lhe é familiar e onde se encontram diversos elementos que estiveram a seu lado durante as épocas vitoriosas. O acordo entre a marca francesa e o piloto espanhol terá a duração de, pelo menos, dois anos. Com a entrada em vigor dos novos regulamentos e tecto orçamental em 2022, Alonso espera que a Renault lhe dê a possibilidade de lutar por vitórias e títulos mundiais.
Segundo Cyril Abiteboul, a contratação de Alonso consagra o empenho da Renault na Fórmula 1 e no regresso aos lugares cimeiros. Sendo uma opção arrojada, o responsável francês salienta também que a experiência, determinação e laços que ligam o piloto espanhol à formação de Enstone irão motivar a equipa, fazendo-a evoluir rapidamente e preparando a importante temporada de 2022. Tendo Esteban Ocon como companheiro de equipa nas próximas temporadas, Alonso mostrou-se entusiasmado com o regresso à equipa com a qual conquistou os seus dois títulos mundiais, ambicionando o regresso aos pódios. O foco do piloto espanhol estará sobretudo na temporada de 2022, onde espera recorrer à sua experiência em competição para ajudar a equipa e atingir os objectivos propostos.