Elfyn Evans faz história no Rali da Suécia!
16 Fevereiro 2020 - José Soares da Costa

Num Rali da Suécia encurtado pela ausência da neve nas classificativas, Elfyn Evans fez história ao tornar-se no primeiro piloto britânico a triunfar nesta prova. Evidenciando a sua rápida adaptação ao Toyota Yaris WRC, o novo recruta de Tommi Makinen dominou a prova desde o seu arranque e saiu da Suécia na liderança do Campeonato de Pilotos, empatado com Thierry Neuville.

A ausência da neve tornou-se num problema crítico para os organizadores do Rali da Suécia: a utilização obrigatória de pneus de neve com pregos (ditada pelas leis suecas) causaria problemas de degradação acentuada e parca aderência nas classificativas, maioritariamente compostas por terrenos enlameados e placas de gelo. O aumento progressivo da temperatura durante a prova, conjugada com a aparição da chuva, era também um motivo de preocupação. Em virtude desta situação complicada, o programa do Rali da Suécia viu-se reduzido para apenas 9 classificativas. Apesar desta substancial redução, a pontuação foi atribuída na sua totalidade.

Perante estas condicionantes, o talento de Elfyn Evans sobressaiu perante os demais pilotos: o jovem britânico controlou a prova desde o inicio, evitando as armadilhas dos troços e a pressão dos seus adversários. A diferença final de 12.7 segundos para o segundo classificado, Ott Tanak, é o espelho desse desempenho sem mácula. O actual Campeão do Mundo foi o melhor dos Hyundai, recuperando do seu aparatoso acidente em Monte Carlo. Atrás deste, no degrau mais baixo do pódio, terminou a sensação de 2020: Kalle Rovanpera. Com uma exibição segura, o filho de Harri Rovanpera venceu o PowerStage e bateu convincentemente Sébastien Ogier na luta pela 3ª posição.

Batido pelos seus companheiros de equipa, Sébastien Ogier saiu da Suécia na 3ª posição do Campeonato de Pilotos. Contentando-se com este desfecho agridoce, o piloto francês beneficiará de uma melhor posição de partida para a próxima prova, o Rali do México. Esapekka Lappi foi melhor entre os Ford Fiesta WRC, na 5ª posição, extraindo o máximo da viatura desenvolvida pela M-Sport. Thierry Neuville foi o 6º classificado, imediatamente à frente de Craig Breen, chamado à última hora pela Hyundai para substituir Sébastien Loeb.

No WRC2, Mads Ostberg voltou a conquistar o triunfo ao volante do Citroen C3 R5. Já no WRC3, Jari Huttunen levou o Hyundai i20 R5 ao degrau mais alto do pódio. Por fim, Tom Kristensson sagrou-se vencedor entre o JWRC.