Kristoffersson e Ekstrom repartem triunfos
24 Agosto 2020 - José Soares da Costa

A temporada de 2020 do Campeonato do Mundo de Rallycross teve o seu arranque na Suécia, no complicado traçado Holjes, com uma jornada dupla. Na 1ª prova do fim de semana, o regressado Johan Kristoffersson demonstrou que o ano de ausência no WTCR não afectou em nada o seu talento, tendo o Campeão do Mundo de 2017 e 2018 carimbado o seu 21º triunfo no WorldRX. Ekstrom assegurou o triunfo na 2ª prova, após uma intensa luta estratégica com Kristoffersson.

Disputada após chuva torrencial, a 1ª prova ficou marcada pela difíceis condições em pista, que se apresentava bastante escorregadia. Kristoffersson efectuou o melhor arranque com o Volkswagen Polo, saltando imediatamente para a liderança que não mais largaria até à passagem pela bandeira axadrezada. Atrás de si terminou o seu maior rival, Mattias Ekstrom, também ele de regresso ao Campeonato do Mundo de Rallyscross com o seu conhecido Audi S1 Quattro. O derradeiro lugar do pódio foi conquistado por Timo Scheider, ao volante do Seat Ibiza da Muennich Motorsport.

Na 2ª jornada do Campeonato do Mundo de Rallycross, Mattias Ekstrom sagrou-se vencedor após uma espectacular final onde o piloto sueco triunfou pela curta margem de 0.1 segundos. Partindo da segunda fila da grelha em Holjes, Ekstrom cumpriu a “Joker Lap” ainda no decorrer da 1ª volta. Enquanto isso, o seu colega de equipa, Robin Larsson e Johan Kristoffersson disputavam entre si o 1º lugar, tendo Larsson rumado à “Joker Lap” na volta seguinte.

Kristoffersson mantinha-se na liderança, mas Ekstrom encetou uma perseguição ao Volkswagen Polo da Kristoffersson Motorsport, reduzindo a diferença entre os dois para apenas 2.3 segundos. À 6ª volta, o bicampeão do Mundo cumpriu a “Joker Lap” e Ekstrom aproveitou a ocasião para ascender à liderança. Numa última volta imprópria para cardíacos, os dois pilotos tocaram-se por diversas ocasiões, mas Ekstrom viria mesmo a garantir o triunfo. Após a corrida, Kristoffersson foi penalizado por não cumprimento dos limites da pista, cedendo o degrau intermédio do pódio a Kevin Hansen.