Lewis Hamilton domina em Spa-Francorchamps
1 Setembro 2020 - José Soares da Costa

O piloto britânico Lewis Hamilton prossegue a sua caminhada rumo ao 7º título mundial após mais uma exibição dominante, desta feita no Grande Prémio da Bélgica. Nem mesmo problemas de pneus sentidos durante a derradeira fase da prova hipotecaram o seu triunfo. Valtteri Bottas entregou mais uma dobradinha à Mercedes, enquanto o jovem Max Verstappen completou o pódio em Spa-Francorchamps.

Arrancando da pole-position, Hamilton manteve a liderança da prova após os metros iniciais, dilatando progressivamente a sua vantagem relativamente ao 2º classificado, Valtteri Bottas. À 11ª volta, António Giovinazzi protagonizou um aparatoso acidente na curva Fagnes, destruindo por completo o seu Alfa Romeo. Para além disso, um dos pneus do monolugar transalpino soltou-se, tendo embatido na suspensão dianteira direita do Williams de George Russell. A presença de inúmeros detritos em pista, para além dos dois monolugares “fora de combate”, levou à entrada do Safety-Car em pista.

Esta opção da direcção de prova levou a que diversas equipas rumassem às boxes para efectuar as suas trocas de pneus, com excepção de Pierre Gasly, Sérgio Pérez, Kevin Magnussen, Romain Grosjean e Charles Leclerc. Com o regresso do Safety-Car às boxes, a prova prosseguiu sem alterações na frente, tendo Lewis Hamilton permanecido na liderança. No entanto, dado que efectuou a sua troca de pneus relativamente cedo, o piloto britânico voltou a sentir problemas de pneus no seu Mercedes W11, à semelhança do que já havia sucedido em Silverstone. No entanto, tanto Bottas como Verstappen também sentiram as mesmas dificuldades, terminando a 8 e 15 segundos de distância, respectivamente, de Hamilton.

Daniel Riccardo culminou a prova na 4ª posição, sendo o piloto mais rápido em pista na derradeira fase da prova belga. O piloto australiano rubricou ainda a volta mais rápida na última passagem por Spa-Francorchamps, terminando a prova a apenas 3 segundos de distância de Max Verstappen. Esteban Ocon confimou o bom momento de forma da Renault ao conquistar a 5ª posição, imediatamente à frente do Red Bull de Alex Albon. Lando Norris foi o melhor representante da McLaren, na 7ª posição, enquanto Pierre Gasly levou o seu Alpha Tauri ao 8º lugar. As derradeiras posições pontuáveis foram ocupadas pelos Racing Point de Lance Stroll e Sérgio Pérez, 9º e 10º classificados respectivamente. Destaque ainda para o momento negro que se vive no seio da Scuderia Ferrari, tendo Sebastian Vettel terminado na 13ª posição, imediatamente à frente do seu colega de equipa Charles Leclerc.