Novos adiamentos na Fórmula 1 e Le Mans
19 Março 2020 - José Soares da Costa

As consequências do COVID-19 continuam a propagar-se pelos diversos campeonatos internacionais, alterando os calendários a cada dia que passa. As mais recentes vítimas foram os Grande Prémios da Holanda, Espanha e Mónaco de Fórmula 1 e as 24 Horas de Le Mans. Qual será o próximo “alvo”?

Relativamente às 24 Horas de Le Mans, dada a crescente incerteza sobre a sua realização (sobretudo após o cancelamento das 6 Horas de Spa-Francorchamps e o actual panorama social francês), o ACO decidiu antecipar a sua decisão relativamente à clássica prova de Endurance. Em vez de ser disputada entre os dias 13 e 14 de Junho, as 24 Horas de Le Mans foram adiadas para os dias 19 e 20 de Setembro. Fruto desta decisão, os calendários do European Le Mans Series, Michelin Le Mans Cup e Ligier European Series também sofrerão alterações a curto prazo.

No que concerne a Fórmula 1, o adiamento das provas agendadas para Zandvoort e Barcelona e o cancelamento do Mónaco foram os passos inevitáveis dadas as circunstâncias actuais. Com a Europa a ser o principal foco de propagação do COVID-19 e diversos países em “lockdown”, todas as atenções estão centradas na contenção e mitigação dos efeitos deste vírus. Deste modo, a Fórmula 1 optou por adiar as provas agendadas para a Holanda e Espanha, deixando o seu agendamento para um momento mais oportuno. Já o Automobile Club de Monaco foi mais além, cancelando pela primeira vez em 66 anos o seu Grande Prémio. Caso existam condições para tal, o arranque da temporada deverá realizar-se a 7 de Junho no traçado de Baku, no Azerbeijão.