O efeito “COVID-19” nos Desportos Motorizados
12 Março 2020 - José Soares da Costa

A forte e rápida propagação do COVID-19 (Coronavirus) a nível global teve um forte impacto no Desporto Automóvel e nos seus mais variados eventos. Desde o Azores Rally ao Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, passando pelas 12 Horas de Sebring, foram inúmeras as provas adiadas ou canceladas devido a uma das mais graves crises de saúde pública da História moderna.

A Fórmula E e o MotoGP foram as primeiras categorias a verem os seus calendários alterados, com os monolugares eléctricos a sofreram uma paragem de dois meses, fruto do cancelamento das rondas agendadas para a França (Paris), China (Sanya), Itália (Roma) e Indonésia (Jacarta). A próxima prova, caso o calendário não sofra mais alterações, será disputada na Alemanha (Berlim) a 21 de Junho.

Relativamente ao MotoGP, o Grande Prémio do Qatar, prova de abertura da nova temporada, será disputado apenas pelas categorias Moto2 e Moto3. Para além disso, os Grandes Prémios de Aragão, Tailândia, Américas e Argentina viram as datas das suas provas ajustadas para 27 de Setembro, 4 de Outubro e 15 de Novembro e 22 de Novembro.

Relativamente às 12 Horas de Sebring e às 1000 Milhas de Sebring, dois destinos diferentes: se a prova norte-americana viu a sua prova reagendada para 14 de Novembro, a prova reservada ao FIA WEC foi definitivamente cancelada fruto das restrições impostas pelos EUA relativamente à entrada de pessoas oriundas da Europa.

No que concerne a Fórmula 1, a gestão do tema “COVID-19” deixou diversas dúvidas aos vários intervenientes: Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen não esconderam o seu desconforto, apontando que o arranque da temporada deveria ter sido adiado ou até mesmo cancelado. Já em Melbourne, surgiram suspeitos da presença do Coronavirus em elementos da Haas e McLaren, sendo que apenas 1 caso positivo foi confirmado no seio da escuderia britânica. Devido a esta situação, Zak Brown anunciou que a McLaren não iria disputar o Grande Prémio da Austrália, precipitando uma decisão inevitável: o cancelamento da prova.

Relativamente às provas seguintes, tanto o Grande Prémio do Bahrein, como o Grande Prémio do Vietname foram adiados. Desta forma, no pior dos cenários, a nova temporada da Fórmula 1 deverá arrancar somente a 3 de Maio, no traçado de Zandvoort. O WTCR também foi afectado, com a jornada inaugural no Hungaroring a ser alvo de cancelamento.

Os ralis também não escaparam ao impacto do COVID-19, tendo o Azores Rally sido a baixa mais sonante até ao momento: a prova de abertura do Campeonato Europeu de Ralis, organizada pelo Grupo Desportivo Comercial e agendada para os dias 26 a 28 de Março, foi adiada para uma nova data ainda por definir. No WRC e com o Rali do México na estrada este fim de semana, todos os olhares centraram-se no Rali da Argentina, cujo cancelamento foi recentemente confirmado. Permanecem no entanto as dúvidas sobre a edição 2020 do Rali de Portugal…