Russell surpreende no triunfo de Pérez
9 Dezembro 2020 - José Soares da Costa

Disputado num traçado nunca utilizado, o Grande Prémio de Sakhir trouxe consigo duas ilações surpreendentes: se George Russell afirmou-se como a próxima revelação da Fórmula 1, o triunfo de Sergio Pérez finalmente confirmou o talento que há muito lhe era reconhecido. No sentido oposto, se Valtteri Bottas saiu de Sakhir com a sua posição bastante fragilizada, Lewis Hamilton fará de tudo para regressar rapidamente ao “seu” Mercedes W11…

Valtteri Bottas partiu para o Grande Prémio de Sakhir na pole-position, conquistada por uma curta margem de 26 milésimas de segundo relativamente ao “estreante” George Russell. O piloto britânico da Williams foi recrutado à última hora por Toto Wolff para o lugar de Lewis Hamilton, que havia testado positivo à COVID-19. No arranque da prova disputada no Bahrein, o jovem britânico acabaria por surpreender o veterano finlandês, ascendendo à liderança da prova e conservando uma decisiva vantagem até à paragem na via das boxes, à 62ª volta.

Nesse momento, a Mercedes voltou a repetir as façanhas protagonizadas durante o Grande Prémio da Alemanha de 2019, gerando uma tremenda confusão que afectou irremediavelmente a prova dos seus dois pilotos. Aproveitando o despiste de Jack Aitken (substituto de George Russell na Williams) na recta da meta e a consequente entrada do Safety Car, a equipa germânica chamou os seus dois pilotos às boxes para troca de pneus. No entanto, os mecânicos acabariam por errar na montagem dos pneus, colocando os pneus de Valtteri Bottas no Mercedes W11 de George Russell e vice-versa. Se o erro no monolugar de Bottas foi detectado ainda na via das boxes, Russell foi obrigado a efectuar uma nova paragem para montar os pneus correctos.

Sergio Pérez, que havia caído para a última posição na 1ª volta, após um toque do Ferrari de Charles Leclerc, foi subindo progressivamente na classificação geral, ascendendo à liderança da prova após o desaire no seio da Mercedes. Apesar da insólita situação e queda para a 5ª posição, George Russell encontrava-se ainda na disputa pela vitória. Ultrapassagem após ultrapassagem, o piloto britânico rapidamente colocou-se na perseguição do Pérez. No entanto, um furo viria a obrigar a uma nova paragem nas boxes, para montagem de pneus macios, relegando-o inevitavelmente para a 9ª posição no final da prova. Valtteri Bottas, dominado pelo seu novo companheiro de equipa e prejudicado pela longa utilização dos pneus duros, foi apenas o 8º classificado.

Pérez, com uma única paragem para montagem de pneus duros na 47ª volta, encontrou-se numa posição privilegiada para rubricar o seu 1º triunfo na Fórmula 1. Sem adversários por perto, o piloto mexicano da Racing Point subiu ao degrau mais alto do pódio, batendo o Renault de Esteban Ocon e o Racing Point do seu colega de equipa, Lance Stroll. Carlos Sainz foi o melhor entre os McLaren, na 4ª posição, enquanto Daniel Ricciardo perdeu a disputa pelos lugares cimeiros, terminando apenas na 5ª posição. Alexander Albon voltou a desapontar, batendo Daniil Kvyat na luta pelo 6º lugar, num dia em que Max Verstappen abandonou por culpa própria, ao tentar evitar o toque protagonizado por Charles Leclerc e Sergio Pérez. Lando Norris completou o lote de posições pontuáveis em Sakhir, após suplantar o Alpha Tauri de Pierre Gasly durante a derradeira fase da prova.