Triunfo de Hamilton entrega título à Mercedes
3 Novembro 2020 - José Soares da Costa

O regresso da Fórmula 1 ao traçado de Imola saldou-se num novo triunfo de Lewis Hamilton, que confirmou o 7º título mundial consecutivo da Mercedes-AMG. Valtteri Bottas, pole position, viu-se prejudicado por uma peça do Ferrari de Sebastian Vettel, que afectou o desempenho do seu Mercedes W11. Daniel Ricciardo completou o pódio, após uma decisão estratégica errada da Racing Point relativamente a Sérgio Pérez.

Partindo da pole position, lado a lado com o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas logrou manter a 1ª posição após o arranque do Grande Prémio da Emilia Romagna. Enquanto isso, Lewis Hamilton perdia uma posição para Max Verstappen, no que se previa ser uma prova “para esquecer” do actual Campeão do Mundo. No entanto, à 2ª volta, Bottas viu o fundo plano do Mercedes W11 ser danificado por detritos deixados em pista pelo Ferrari de Sebastian Vettel. Com o ritmo significativamente condicionado, Max Verstappen e Lewis Hamilton aproximarem-se rapidamente do piloto finlandês.

À 18ª volta, Verstappen cumpria a sua paragem nas boxes, tendo Bottas efectuado a mesma operação na volta seguinte. Em contrapartida, Hamilton permanecia em pista, aproveitando a restante vida útil dos seus pneus de composto médio para dilatar a diferença relativamente aos seus adversários directos.  Na 28ª volta, Esteban Ocon ficou sem embraiagem no seu Renault, levando ao accionamento do Safety Car Virtual. Nesse preciso instante, Hamilton concretizou a manobra que viria a decidir o rumo da prova italiana: efectuou a paragem nas boxes “in extremis”, mantendo desta forma a liderança.

Com o triunfo practicamente decidido em Imola, Hamilton limitava-se a gerir o andamento relativamente à restante oposição. Na 43ª volta, Verstappen ultrapassa Bottas, mas a distância relativamente a Hamilton era agora insuperável. Mas o pior viria a suceder à 51ª volta: rebentamento do pneu traseiro direito do Red Bull, precipitando o abandono do jovem holandês e a entrada do Safety Car. Durante este período, George Russell protagonizou o momento “caricato” da tarde: ao forçar o aquecimento dos pneus na descida para a curva Acqua Minerale, o piloto inglês perdeu o controlo do seu Williams e embateu no muro de protecção, prologando a presença do Safety Car em pista.

Após o recomeço da prova, Lewis Hamilton manteve a liderança até ao final, conquistando a sua 93ª vitória na Fórmula 1. Valtteri Bottas consumou mais uma dobradinha da Mercedes, resultado esse que confirma o 7º título mundial de Construtores consecutivo da Mercedes-AMG e assegura também outro feito: com Verstappen fora da luta pelo título, a discussão do título de Pilotos de 2020 encontra-se reduzida aos dois pilotos da Mercedes-AMG.

Daniel Ricciardo conquistou mais um pódio em 2020, ao beneficiar de uma errada opção estratégica da Racing Point relativamente a Sérgio Pérez. Numa altura em que se encontrava na 3ª posição, o mexicano foi chamado às boxes, entregando desta forma o lugar mais baixo do pódio ao piloto da Renault. Daniil Kvyat foi o 4º classificando, salvando as cores da Alpha Tauri após o abandono de Pierre Gasly, devido a fuga do líquido refrigerante no motor Honda. Charles Leclerc foi o 5º classificado, imediatamente à frente de Sérgio Pérez. Carlos Sainz e Lando Norris colocaram os seus McLaren na 7ª e 8ª posição respectivamente, enquanto os Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e António Giovinazzi encerraram o lote de posições pontuáveis no Grande Prémio da Emilia Romagna.