JDC-Miller vence 12 Horas de Sebring
22 Março 2021 - José Soares da Costa

Num final de “cortar a respiração”, a JDC-Miller Motorsports levou o Cadillac DPi-V.R. ao triunfo nas 12 Horas de Sebring. Apesar dos danos presentes na asa traseira do Sport Protótipo norte-americano, Sébastien Bourdais conseguir suster os derradeiros ataques de Harry Tincknell, no Mazda RT24-P e de Kamui Kobayashi, piloto da Ally Cadillac Racing.

Numa edição marcada pelas emocionantes disputas de posição em pista, a luta pelo vitória acabaria por ser decidida nos derradeiros 20 minutos de prova. Um acidente do Mercedes-AMG GT3 Evo de Maro Engel ditou a entrada do Safety Car em pista, juntando assim todo o pelotão para as últimas voltas. No recomeço da prova, Harry Tincknell encetou o seu ataque à liderança, colocando pressão no Cadillac patrocinado pela Mustang Sampling.

Separados por menos de 2 segundos, os dois pilotos da frente acabariam por ser alcançados pelo Cadillac de Action Express Racing, pilotado pelo japonês Kamui Kobayashi. Nas duas últimas voltas, Sébastien Bourdais acabaria por colocar alguma distância entre si e o Mazda RT24-P de Tincknell, que se via agora envolvido numa luta pela 2ª posição com Kobayashi. O piloto do Cadillac DPi-V.R. ainda tentou um derradeiro ataque na abordagem à última curva do traçado norte-americano, sem sucesso.

Deste modo, Sébastien Bourdais (juntamente com os seus colegas de equipa, Tristan Vautier e Loic Duval) confirmou o triunfo da JDC-Miller, com 1.435 segundos de vantagem sobre Harry Tincknell. Kamui Kobayashi, 3º classificado, viu-se relegado para a última posição da classe, dado que Simon Pagenaud havia excedido o tempo máximo de condução. Esta penalização promoveu o Acura ARX-05 de Dane Cameron, Olivier Pla e Juan Pablo Montoya ao último degrau do pódio. Filipe Albuquerque, no Cadillac da Wayne Taylor Racing, foi 4º classificado.

Na categoria LMP2, o Oreca 07 Gibson da PR1/Mathiasen Motorsports, partilhado por Mikkel Jensen, Ben Keating e Scott Huffaker, foi o vencedor. Entre os LMP3, Colin Braun, Jon Bennett, George Kurtz e a CORE Autosport levaram a melhor sobre os seus rivais. Ainda nesta classe, João Barbosa terminou a prova na 5ª posição. Relativamente aos GTLM, o Porsche 911 RSR da Proton Competition sagrou-se vencedor, por intermédio de Mathieu Jaminet, Matt Campbell e Cooper MacNeil. Nos GTD, Laurens Vanthoor, Lars Kern e Zach Robichon colocaram a Pfaff Motorsports no degrau mais alto do pódio.