McLaren apresenta MCL35M
Numa apresentação inteiramente virtual, a McLaren desvendou o novo MCL35M, equipado com a unidade de potência da Mercedes. É o regresso de uma parceria que deu frutos no passado e com a qual a marca de Woking pretende voltar a disputar os lugares cimeiros da Fórmula 1. Daniel Ricciardo e Lando Norris foram também oficialmente apresentados como o line-up da nova temporada.
Apesar das limitações impostas ao nível do desenvolvimento dos monolugares, o novo MCL35M incorpora um novo conjuntos de ideias, influenciadas pela referência do pelotão: o Mercedes W11. Deste modo, a secção traseira do novo monolugar britânico sofreu uma profunda revisão, apresentando um desenho mais compacto e aerodinâmico, sendo também eficaz no cumprimento dos requisitos térmicos apresentados pela unidade de potência germânica. A tomada de ar do motor apresenta também um desenho diferente (mais largo), sendo também notória a presença de grelhas de arrefecimento adicionais no capot-motor.
O fundo do novo monolugar foi também alvo de revisão, apresentando um desenho mais simples na secção junto aos pneus traseiros, em virtude das novas regras introduzidas em 2021. Quanto à asa dianteira, o novo conceito introduzido na segunda metade de 2020 foi novamente explorado e optimizado. De acordo com as palavras de James Key, director técnico da McLaren, “a adaptação do chassis de 2020 à nova unidade de potência foi o principal foco de atenção da equipa. Não obstante o compromisso atingido com a instalação da nova unidade de potência, a homologação de novas peças permitiu-nos melhorar diversos aspectos menos positivos do monolugar do ano passado”.