Audi e Porsche com V8 bi-turbo nos LMDh
27 Janeiro 2022 - José Soares da Costa

A Porsche revelou que irá utilizar um motor V8 bi-turbo de elevada cilindrada, derivado de produção, para o seu novo LMDh. A marca alemã irá partilhar o motor com a Audi, que tal como a Porsche encontra-se a desenvolver o seu novo LMDh em parceria com a Multimatic Motorsports. Segundo os responsáveis germânicos, a escolha desta configuração deriva da melhor relação de custos, peso e desempenho.

Thomas Laudenbach, o novo líder da Porsche Motorsport, não revelou a origem deste V8 bi-turbo. No entanto, numa breve análise do actual catálogo da marca germânica, apenas os modelos Panamera e o Cayenne contam com uma opção idêntica: um motor V8 bi-turbo de injecção directa, com 4.4 litros de cilindrada. Segundo a marca, o novo motor terá um limite de 10 mil rotações e peso total do sistema de escape e admissão atingirá os 180 Kg, o valor mínimo permitido pelos regulamentos.

No último comunicado relativo ao seu LMDh, a Porsche também indicou que o motor seria capaz de atingir valores de potência entre os 643 a 697 cavalos. A potência combinada do motor de combustão interna e do sistema híbrido (desenvolvido pela Williams Advanced Engineering, Xtrac e Bosch e capaz de debitar cerca de 53 cv), não poderá ultrapassar os 697 cv de potência nas 24 Horas de Le Mans ou 670 cv nas restantes provas.

Relativamente às operações no terreno, o Team Penske estará inteiramente responsável pelo programa de fábrica da Porsche. A formação de Roger Penske representará a marca germânica no WEC e IMSA a partir de 2023, através da Porsche Penske Motorsport. Quanto ao roll-out do novo LMDh, Frederic Makowiecki foi o piloto responsável pelo primeiro shakedown nas instalações da Porsche. O construtor alemão irá iniciar um programa intensivo de testes a partir do final de Janeiro.