Ford de regresso à Fórmula 1
3 Fevereiro 2023 - José Soares da Costa

Após mais de duas décadas de ausência, a Ford está de regresso à Fórmula 1. O icónico construtor automóvel americano e a Red Bull Powertrains irão iniciar uma parceria estratégica técnica de longo prazo para o desenvolvimento de uma unidade mecânica híbrida de próxima geração, que será utilizada a partir da temporada de 2026 da Fórmula 1.

A Red Bull Ford Powertrains irá fornecer as unidades de potência às equipas Oracle Red Bull Racing e Scuderia AlphaTauri, a partir de 2026 e pelo menos até 2030. “Trata-se do início de um novo e excitante novo capítulo na história das competições da Ford, um processo iniciado quando o meu bisavô venceu uma corrida que ajudou a lançar a nossa companhia”, afirmou Bill Ford, presidente executivo da Ford Motor Company. “A Ford, em parceria com a Oracle Red Bull Racing, está de regresso ao pináculo do desporto, trazendo a longa tradição da Ford nos domínios da inovação, sustentabilidade e eletrificação a um dos palcos com maior visibilidade do mundo”.

Com início já em 2023, a Ford e a Red Bull Powertrains irão trabalhar no desenvolvimento da unidade de potência que irá cumprir com os novos regulamentos técnicos, incluindo um motor elétrico de 350 kW e um novo motor de combustão, capaz de operar em pleno com os novos combustíveis sustentáveis, ficando apto para a temporada de 2026. “O regresso da Ford à Fórmula 1 com a Red Bull Racing tem tudo a ver com onde queremos chegar como companhia: cada vez mais elétrica, definida pelo software, com veículos e experiências modernas”, referiu Jim Farley, CEO da Ford Motor Company. “A F1 será uma plataforma incrivelmente eficiente em termos de custos de inovação, partilha de ideias e de tecnologias, bem como para a interação com dezenas de milhões de novos clientes”.

A Ford irá fornecer especialização em todas as áreas em que possa acrescentar valor à formação campeã do Mundo, líder na disciplina. Entre as áreas a explorar em conjunto encontram-se o desenvolvimento do motor de combustão e outros desenvolvimentos-chave, como células de baterias e tecnologia para motores elétricos, software de controlo de unidades de potência e análise de dados. “É fantástico poder dar as boas-vindas à Ford neste regresso à Fórmula 1 através desta parceria”, referiu Christian Horner, CEO do Oracle Red Bull Racing Team. “Como construtor independente de motores, poder ter a capacidade de beneficiar da experiência de um construtor como a Ford, coloca-nos num patamar de vantagem face aos nossos concorrentes. De Jim Clark a Ayrton Senna e a Michael Schumacher, a linhagem fala por si. Para nós, Red Bull Powertrains, poder dar início a este próximo capítulo na nossa dinastia, sob a égide de Red Bull Ford, é tremendamente excitante. 2026 está ainda um pouco longe, mas para nós o trabalho já vai arrancar, numa altura em que olhamos para um novo futuro e uma evolução continuada da Oracle Red Bull Racing”.

A Ford investiu 50.000 milhões de dólares na revolução EV, sendo actualmente a 2ª companhia EV nos EUA, assente no sucesso do F-150 Lightning e do Mustang Mach-E. Para além disso, é também líder de mercado em muitos países de todo o mundo, através da nova E-Transit. A Ford pretende ir ao encontro da crescente procura por parte dos consumidores, prevendo entregar um volume de 600.000 veículos elétricos por ano a nível global até ao final do presente ano e um volume de 2 milhões de veículos por ano, a nível global, no final de 2026, como parte do seu plano Ford+.

Em 2026, a Ford tornar-se-á no único construtor automóvel a competir nas diversas disciplinas de motorsport: dos escalões de iniciação até à Fórmula 1, nomeadamente no WEC e IMSA (incluíndo as 24 Horas de Le Mans) com o Mustang GT3, no WRC através da M-Sport e do Ford Puma Hybrid Rally1, na Baja 1000 com a Ranger Raptor e o Bronco, e nas séries NASCAR, NHRA e Supercars, com o Mustang. A Ford continua a incrementar os seus esforços no mundo da competição automóvel, assim acelerando a implementação de inovações e das mais recentes tecnologias e software junto dos consumidores, continuando a fazê-lo através desta nova parceria no pináculo do desporto automóvel, visando os futuros veículos elétricos da Ford.

“Estamos a entrar numa nova e excitante era para a Ford Performance”, referiu Farley. “Iremos competir na F1 para vencer, pináculo do motorsport, com a Red Bull Racing. Irão ver o coupé desportivo mais popular do mundo – o Mustang – competir desde as fórmulas de iniciação até ao Campeonato Australiano de Supercars, à NASCAR e em Le Mans. E iremos cimentar a nossa liderança nos terrenos mais duros do Campeonato do Mundo de Ralis, da King of Hammers, da Baja 100 e muito mais. Enquanto isso, iremos continuar a “apimentar” o mundo com veículos de demonstração particularmente interessantes, como a SuperVan 4 e o Mustang Mach-E 1400″.