Kris Meeke vence Rali Terras D’Aboboreira
A dupla Kris Meeke & Ola Floene (Hyundai i20N Rally2) venceu este sábado, de forma categórica, o Rali Terras D’Aboboreira, 3ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e 2ª do renovado FIA-ERT (European Rally Trophy), ao ser o mais rápido em 7 das 9 classificativas e terminar com uma diferença de 15.5 segundos para o boliviano Marco Bulacia (Skoda Fabia R5) e mais 5 segundos em relação ao jovem espanhol Alejandro Cachon (Citroen C3 Rally2).
Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 Evo) protagonizou um regresso auspicioso, depois do acidente sofrido em Fafe, e foi o melhor piloto português, batendo a forte concorrência tanto de Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), que passa a ser agora o novo líder do CPR, como de Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo). “Foi um bom rali e saio daqui satisfeito e com boas sensações. Todos sabem o motivo da minha presença neste evento. Sinto-me satisfeito, pois procurei andar sempre depressa e a vitória na Power Stage foi uma boa forma de terminar a prova”, declarou Kris Meeke, depois de dedicar o seu êxito ao malogrado Craig Breen.
Se Meeke andou sempre uns furos acima tanto de Bulacia como de Cachon, apesar das dificuldades de ter sido o primeiro na estrada nas seis classificativas deste último dia, o espanhol ainda chegou, por breves momentos, ao 2º lugar. No entanto, o boliviano acabaria por recuperá-lo. Animado foi também a disputa entre Ricardo Teodósio, Miguel Correia e Armindo Araújo, um trio que chegou a estar separado por 8 segundos na luta pelo 4º lugar. Mas se Teodósio aludia a alguns pequenos problemas e Correia lamentava falhas na válvula do turbo na 2ª passagem por Aboboreira, Armindo era um piloto cada vez mais confiante. “Está a ser um bom regresso, porque vou ganhando confiança e ritmo, conseguindo já colocar os adversários sob pressão”, referia o campeão em título que nas últimas três classificativas deixou, definitivamente, aqueles adversários para trás.
José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), sem lograr intrometer-se no tira-teimas com o trio já referido, fez uma prova tranquila, tal como Pedro Almeida (Skoda Fabia Rally2 Evo), que terá ficado algo desiludido com o seu desempenho. Sem rodar ao ritmo de Ricardo Teodósio, Armindo Araújo ou Miguel Correia, Bernardo Sousa (Citroen C3 Rally2), era 7º classificado quando dois furos arruinaram por completo o seu esforço para se aproximar daquele “comboio”. Quem também não levou boas recordações desta edição do Terras D’Aboboreira foram os dois pilotos do Team Hyundai N | M. & Costas. Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2), que não teve hipótese de testar antes do rali e depois ainda sofreu uma penalização por falsa partida na Super-Especial de Baião, tentava recuperar ritmo quando o alternador cedeu a dois troços do final. Nessa mesma altura, Paulo Meireles (Hyundai i20 N Rally2), a braços com problemas numa roda, também ficou pelo caminho após uma saída de estrada. Problemas de motor teve ainda Lucas Simões (Ford Fiesta Rally2), que o impediram de rodar a um ritmo mais elevado.
Nas duas rodas motrizes (2RM), a saída de estrada de Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4), quando restavam 4 troços para o fim da prova, abriu caminho à vitória de Daniel Nunes (Renault Clio Rally4), com o jovem Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally5) a conquistar uma excelente 2ª posição, na frente de Ernesto Cunha (Peugeot 208 Rally4), o campeão em título da categoria que se atrasou bastante no 1º dia de prova, devido a um toque. Gonçalo Henriques também esteve imparável no Campeonato Júnior, até porque Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4), um dos mais sérios candidatos, sofrera dois contratempos na Sexta-feira que o levaram a ser bastante penalizado: falta de potência, um apoio do motor partido e uma penalização à partida da Super-Especial de Baião por não ter pilha no sistema de extinção de incêndio. Ainda assim, conseguiu trepar até à 2ª posição, na frente de Kevin Saraiva (Peugeot 208 Rally4).
Classificação final – Absoluto
1º | Kris Meeke/Ola Floene (Hyundai i20 N Rally2) – 1h07m33.6s
2º | Marco Bulacia/Diego Vallejo (Skoda Fabia Rally2 Evo): + 15.5s
3º | Alejandro Cachon/Alejandro Lopez (Citroen C3 Rally2): +20.5
4º | Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo): + 51.3
5º | Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2): + 1.08.0
6º | Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo): + 1.25.9
7º | José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2): + 1.48.2
8º | Norbert Herczig/Ramon Ferencz (Skoda Fabia Rally2 Evo): + 2.40.9
9º | Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally2 Evo): + 3.35.8
10º | Rakan Al Rashed/Dale Moscat (Skoda Fabia RS Rally2): + 3.26.7
11º | Bernardo Sousa/José Janela (Citroen C3 Rally2): + 3.51.9
Classificação final – 2RM
1º | Daniel Nunes/Liliana Costa (Renault Clio Rally4): 1h16m25.1s
2º | Gonçalo Henriques/Gonçalo Cunha (Renault Clio Rally5): + 20.1s
3º | Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Peugeot Rally4): + 37.3
4º | Hugo Lopes/Tiago Neves (Peugeot 208 Rally4): + 1.23.9
5º | Hugo Mesquita/Valter Cardoso (Renault Clio Rally4): + 1.35.2
6º | Kevin Saraiva/Beatriz Pinto (Peugeot 208 Rally4): + 2.56.7
7º | Gonçalo Fernandes/Fernando Miguel (Peugeot 208 Rally4): + 4.27.8
8º | Nuno Coelho/Rafael Paiva (Renault Clio Rally4): + 5.09.3
9º | Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 Rally4): + 5.16.4
10º | Rafael Cardeira/Luís Boiça (Renault Clio R3T): + 5.53.2
Classificação final – Júnior
1º | Gonçalo Henriques/Gonçalo Cunha (Renault Clio Rally5): 1h16m45.2s
2º | Hugo Lopes/Tiago Neves (Peugeot 208 Rally4): + 1.03.8
3º | Kevin Saraiva/Beatriz Pinto (Peugeot 208 Rally4): + 2.36.6
4º | Gonçalo Fernandes/Fernando Miguel (Peugeot 208 Rally4): + 4.07.7
5º | Eduardo Santos/José Marques (Peugeot 208 R2): + 12.19.8
A próxima prova será o Vodafone Rally de Portugal (12, 13 e 14 de Maio), sendo que para efeitos de pontuação no Campeonato, os pilotos do CPR (Absoluto) terão que disputar apenas a 1ª etapa (Sexta-feira), enquanto os 2RM (duas rodas motrizes) têm a sua prova na 2ª etapa (Sábado).