O feroz Skyline Super Silhouette…
Durante a época áurea dos Grupo 5, foram várias as marcas que apresentaram as suas viaturas de competição, desenvolvidas até ao limite dos regulamentos em vigor. No Japão, a Nissan disputou em pista uma intensa batalha com outras marcas, utilizando para isso um projecto derivado de um modelo de produção. O seu nome? Nissan Skyline Super Silhouette…
Tendo como origem um modesto Nissan Skyline R30 de estrada, os regulamentos de Grupo 5 (em vigor ao longo da década de 70 e 80) obrigavam à mera manutenção do perfil, altura e largura da viatura de estrada no modelo de competição (deixando em aberto os alargamentos). Os espectadores teriam desta forma uma ligação simbólica entre o modelo que competia nas pistas e a sua própria viatura do quotidiano.
No Japão, o campeonato local destinado aos “Super Silhouette” (iniciado em 1979) ganhava adeptos a cada dia que passava, fruto das voluptuosas formas que caracterizavam as viaturas de Grupo 5. Para demonstrar o seu potencial técnico perante a forte oposição de marcas como Toyota e Porsche, a Nissan desenvolveu um novo modelo baseado no seu Skyline RS Turbo de estrada.
Com a designação de Nissan Skyline Super Silhouette (KDR30), o modelo patrocinado pela Tomica foi estreado em competição em Maio de 1982 pelas mãos de Masahiro Hasemi. O Skyline contava com um motor 2.1 litros LZ20B turbo comprimido (T05B) com 570 cv, chassis tubular e paineis em fibra de vidro, bem como discos e pastilhas de travão desenvolvidos em exclusivo pela Lockheed!
No capítulo desportivo, o Skyline Super Silhouette competiu ao longo das épocas de 1982 e 1983, alcançado duas vitórias no 1º ano e 5 vitórias no 2º ano. Com a entrada em vigor dos regulamentos do Grupo C, as viaturas de Grupo 5 foram descontinuadas e/ou gradualmente substituidas pelos novos e mais potentes Sport Protótipos.
Apesar da sua raridade e desconhecimento em solo europeu, o Nissan Skyline Super Silhouette é ainda hoje considerado como um dos exemplos mais radicais dos regulamentos de Grupo 5. Além disso, esta viatura caracteriza também um importante marco no automobilismo nipónico, simbolizando o regresso do nome Skyline à competição automóvel.