Cosworth e os motores standard
A FIA anunciou hoje que a Cosworth ganhou o concurso para fabricar os motores standard para a F1, de baixo custo. Estes motores não serão obrigatórios, podendo ser utilizados, caso as equipas assim o queiram.
Quanto às transmissões, a FIA estará em conversações com a Xtrac e a Ricardo Transmissions, para que possa fornecer uma pacote completo, que inclua motor e transmissão, por valores bastante mais reduzidos, permitindo assim que as equipas do fundo do pelotão (e logicamente com menores recursos) possam ter um hipótese de serem mais competitivas.
O acordo da FIA para fornecimento dos dois componentes levará a que estes sejam disponibilizados às equipas por cerca de 1,97 milhões de libras de início e cerca de 6,42 milhões de libras por cada um dos 3 anos de contracto (2010,2011 e 2012), podendo este valor ser reduzido, caso mais do que 4 equipas estejam dispostas a comprar os referidos componentes. Os valores incluem apoio técnico completo, apoio em todas as corridas e testes, bem como 30 mil quilómetros de testes.